RESGATE HISTÓRICO DO SANTUÁRIO DO MORRO É CELEBRADO NA QUARTA NOITE DA EDIÇÃO 114 DA FESTA

Uma multidão de fieis lotou o Santuário Nossa Senhora da Conceição neste domingo (02) nas festividades de Nossa Senhora da Conceição do Morro 2018. Desde as 06h da manhã, milhares de pessoas subiram as ladeiras de acesso ao Morro da Conceição para participar da primeira santa missa do dia no Santuário dedicado a Imaculada Conceição.

As celebrações seguiram às 09h, 11h, 14h e 16h. A edição da Festa 2018 chegou ao quarto dia no domingo que antecede a data dedicada a Nossa Senhora da Conceição, dia 08 de dezembro. As confissões foram atendidas das 08h ás 21h e seguem até o próximo domingo, dia 09.

Às 19h30, a quarta noite do Novenário teve a presidência do pároco da Igreja de Santos Cosme e Damião, em Igarassu, no Grande Recife, padre Josivan Bezerra, que meditou o tema: ’Povo de Deus, Sujeitos Eclesiais Atuantes’’ trazendo a história da construção do Santuário do Morro da Conceição há dez anos. 

O religioso esteve à frente da Igreja do Morro da Conceição, enquanto paróquia e foi o responsável pela entrega do atual Templo aos devotos e fieis da Mãe do Salvador, em 2008.

Nesta segunda-feira (03), a programação dos festejos em honra a “Senhora do Morro” segue com missas a partir das 07h. Ainda pela manhã são celebradas missas às 09h e 11h. Já à tarde, as missas são rezadas às 14h e 16h. A quinta noite do Novenário traz a meditação do tema Povo de Deus, Discípulos Missionários, refletindo sobre os desafios e alegrias do leigo e leiga cristãos na ação missionária. 

A cerimônia tem como celebrante padre José Possidônio, religioso da Comunidade Obra de Maria. A pregação da noite também fica a cargo de um membro da mesma congregação religiosa, o missionário Ivanildo Silva.

Já na próxima quarta-feira, dia 05, é celebrada a tradicional Missa do Exército Brasileiro, às 9h, pelo capelão do Comando Militar do Nordeste, padre Ivan Medeiros Jr. A celebração conta com mais de 900 soldados, que se concentram no largo dom Luiz e sobem o Morro da Conceição em marcha pela rua Itacoatiara, rua de acesso aos veículos.








Fotos: Fernando Ribeiro