CONTAGEM REGRESSIVA PARA A ABERTURA DA FESTA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DO MORRO 2018

Tem início nesta quinta-feira (29) as festividades da 114ª Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro, no Morro da Conceição, Zona Norte do Recife. Este ano, a Festa tem como tema Nossa Senhora da Conceição do Morro: Somos Igreja do Amor Que Nasceu de Ti”, em alusão ao Ano do Laicato, que foi celebrado pela Igreja Católica entre os dias 26 de novembro de 2017, Solenidade de Cristo Rei, e 25 de novembro passado, data da Solenidade deste ano.

O tema da Festa da Imaculada Conceição do Morro 2018 visa celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil, aprofundando a identidade, a vocação, a espiritualidade, a missão e o testemunho de Jesus Cristo na Sociedade.

Dentro da programação para o dia da abertura das festividades, uma solene celebração em ação de graças pelos amigos e parceiros da edição dos festejos 2018. A cerimônia vai ser realizada no Santuário Nossa Senhora da Conceição, às 09h, com a presença de patrocinadores do evento e políticos.

A tradicional procissão de abertura da Festa do Morro, como é conhecida popularmente, traz a Bandeira da Festa, em um carro adaptado com um andor, ornamentado com flores e luzes, retratando a Imagem da Imaculada Conceição de Maria, a Mãe de Jesus Cristo. Um trio elétrico e uma Frevioca vão animar os devotos de Nossa Senhora da Conceição do Morro.

A concentração ocorre a partir das 17h, no Parque Urbano da Macaxeira, no bairro homônimo, e saída do mesmo local pontualmente às 18h.  O cortejo este ano ganha novo percurso visando à mobilidade nas vias da região. Em edições anteriores, a caminhada de fé saía do Sítio da Trindade, na estrada do Arraial, em Casa Amarela, Zona Norte do Recife.

A procissão da Bandeira 2018 segue pela avenida Norte (sentido subúrbio-cidade) até o largo dom Luiz, subindo pela rua Itacoatiara (subida dos ônibus), até a praça da Conceição. Na recepção dos devotos e fieis da ‘Senhora do Morro’, a banda da Policia Militar de Pernambuco irá se apresentar para o hasteamento da Bandeira da Festa 2018.

O primeiro dia do novenário vai ser presidido pelo pároco da Igreja Santa Maria, Mãe de Deus, do bairro da Macaxeira, na mesma região. Logo após a abertura solene, o Coral do Movimento Pró-Criança se apresenta dentro da Igreja, às 21h.

A festa irá celebrar 61 celebrações durante os dez dias de festa. Do dia 30 de novembro a 07 de dezembro, as celebrações acontecem às 07h, 09h, 11h, 14h e 16h, com confissões ao longo do dia, das 08h ás 21h.  O Novenário vai ser celebrado à noite, às 19h30. No dia dedicado a Nossa Senhora da Conceição, 08 de dezembro, a partir da zero hora, vão ser celebradas missas a cada hora, intercalando as cerimônias dentro do Santuário e no palco montado em frente à Torre, das 00h às 10h.

Assim como ocorreu na edição dos festejos de 2016, um esquema de corredores está montado para acesso à imagem, bem como aos velários, com sinalização, direcionamento e auxílio de gradis, visando assim uma maior comodidade para todos, inclusive para cadeirantes. Com uma equipe de 600 voluntários, distribuídos nas 26 equipes de trabalho, a Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro 2018 está pronta para acolher todo o povo de Deus, leigos e leigas, cristãos comprometidos com a Igreja e com a evangelização.