COMEÇA A MAIOR FESTA RELIGIOSA DE PERNAMBUCO

A procissão da Bandeira abriu nessa quinta-feira (29), as festividades da 114ª Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro, que acontece no Santuário Nossa Senhora da Conceição, localizado no Morro da Conceição, Zona Norte do Recife.

Pela primeira vez, a caminhada saiu do parque urbano da Macaxeira, no bairro homônimo, pontualmente às 18h. Uma multidão de fieis, devotos e devotas de Nossa Senhora da Conceição tomou conta da avenida Norte em direção ao largo dom Luiz, subindo pela rua Itacoatiara até a praça do Morro da Conceição. De acordo com os organizadores, mais de 12 mil pessoas seguiram em cortejo.

O andor que trouxe a Bandeira, com a imagem de Nossa Senhora, estava ornado com flores e rosas brancas afixado em uma réplica da Torre que fica em frente ao Santuário. A Bandeira da Festa 2018 foi hasteada ao som da banda da Polícia Militar de Pernambuco.

A procissão marca o primeiro dia do Novenário. A cerimônia foi presidida pelo padre Antônio Diêgo Cunha, pároco da Igreja Santa Maria, Mãe de Deus, que fica no bairro da Macaxeira, na mesma região, e concelebrada pelo reitor do Santuário Nossa Senhora da Conceição, padre José Ulysses, além de religiosos redentoristas e arquidiocesanos.

A cada noite do Novenário, a Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro irá trazer uma reflexão sobre o tema da edição 2018. Nessa primeira noite, a meditação foi ‘’Maria, a Primeira Leiga Cristã’’. Logo após a cerimônia de abertura, jovens do Coral do Movimento Pró-Criança se apresentaram dentro do Santuário.

A Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro 2018 segue nesta sexta-feira (30), 2º dia do Novenário, com a meditação ‘’Maria, Primeira Leiga Cristã.  O padre José Ulysses, reitor do Santuário Nossa Senhora da Conceição vai presidir a cerimônia religiosa. A Festa do Morro, popularmente conhecida, traz como tema Nossa Senhora da Conceição do Morro: Somos Igreja do Amor que Nasceu de Ti, em alusão ao Ano do Laicato.

Dentro da proposta do tema central das festividades, a pregação da noite ficará com a coordenadora da Comissão do Laicato, Graça Amorim, com participação especial do Encontro de Irmãos e membros do Laicato Católico da Arquidiocese de Olinda e Recife. Na programação cultural, o cantor Dudu do Acordeon canta no palco, às 21h.

A partir desta sexta-feira (30), as missas acontecem às 7h, 9h, 11h, 14h e 16h. Seis padres redentoristas recebem para confissão das 08h às 21h.

A Procissão de encerramento da 114ª Festa do Morro acontece no dia 08 de dezembro, com saída do Forte do Brum, no Recife Antigo, às 15h, em direção ao Morro da Conceição. Cerca de oito quilômetros de uma caminhada de fé que irá tomar conta da Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar. A missa solene será celebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, às 18h.









Fotos: Fernando Ribeiro
@siganossasenhora