AFLIÇÃO FOI O TEMA DO NOVENÁRIO NA SEXTA NOITE DA FESTA DO MORRO

Fotos: Ana Valença

“Nossa Senhora da Conceição do Morro, Santuário dos aflitos” com esse tema a sexta noite do novenário acolheu todos os fiéis que foram ao Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife, nesta noite de domingo (4). A Banda Cervac Força Especial, composta por pessoas com deficiência, fez uma participação especial tocando na celebração.

Banda CERVAC Força Especial

A proposta da festa neste ano é resgatar as origens do Morro e mostrar alguns dos principais fatos que transformaram este lugar em referência na cultura e na política do Recife. O Centro de Reabilitação e Valorização da Criança, CERVAC, fundado há 25 anos a partir da iniciativa de alguns jovens da comunidade, foi um dos movimentos que participou do novenário. Crianças e adolescentes da instituição se sentiram incluídos na Festa de Nossa Senhora da Conceição. Mauricéia Santiago, uma das fundadoras do CERVAC, falou da emoção em participar da cerimônia.”A casa de Deus acolhe a todos sem exclusão”, ela falou ainda “O tema abordado hoje tem tudo haver com o trabalho e a missão do instituto”.

O novenário foi celebrado por Padre Luciano Brito, da paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Boa Viagem. Durante sua homilia ele destacou a entrega e o amor de Maria, com ênfase na certeza da fé em Deus que ela teve quando passou por todas as provações com seu filho Jesus. Ele fez um pedido aos fiéis que participaram a celebração, que todos tenham a mesma coragem de Nossa Senhora, a coragem de não desistir da vida. Referindo-se a aprovação do Supremo Tribunal Federal, que na última semana aprovou o aborto até o terceiro mês de gestação. “A aprovação do aborto é um crime e não podemos nos calar diante disso”, declarou o Padre Luciano.

Um dos momentos que mais chamou a atenção de todos foi a entrada da palavra. Jovens do ministério de dança Theotooks, que em latim que dizer mãe de Deus, fizeram uma apresentação que mostrava todas as principais mazelas que afligem a humanidade, como as drogas, prostituição e o aborto, explicou um dos coordenadores do grupo o Cristoleno de Souza, 22 anos. 

Encenação ministério de dança Theotooks

O Tributo a Maria, grupo formado por cerca de 70 jovens, cuido da parte cultural da noite. Esta é a segunda vez que o grupo se apresenta na tradicional Festa do Morro, foram três meses de preparação. Música, dança e encenação fizeram parte do espetáculo. A Festa de Nossa Senhora da Conceição segue até a próxima quinta-feira (8), dia dedicado a ela que foi adotada por muitos católicos como a padroeira do Recife.

Tributo a Maria