Programação de Natal no Morro da Conceição

Com a chegada do Natal e início de um novo ano, é hora de agradecer por tudo que foi conquistado, confraternizar com a família e amigos, sempre perto de Deus.

Confira a agenda de missas para os próximos dias. Aguardamos a sua presença!

  • Dia 24/12 (véspera de Natal): missa na igreja do Morro da Conceição, às 20h;
  • Dia 25/12 (dia de Natal): missa às 19h;
  • Dia 31/12: míssa às 20h;
  • Dia 1º de janeiro: missa às 19h.

7,5 km de fé, emoção e alegria

A procissão de encerramento da 109ª Festa de Nossa Senhora da Conceição mais uma vez foi um sucesso. Dois trios elétricos e a Frevioca contribuíram para a beleza e animação da caminhada de quase 7,5 km.

Puxando a procissão, o primeiro trio contava com a presença da banda Adoradores de Cristo e de José Jorge Maciel de Lira, mais conhecido como DJ Angelus. O som frenético das pick ups dele deixaram ninguém parado. "Até o bispo se contagiou com a energia", disse.

Ao meio, estava a Frevioca com louvor, prece e momentos de reflexão. Quem comandou esse espaço na procissão foi o seminarista Anderson Magno. Por fim, o segundo trio elétrico estava com a banda Servos, que também deixou ninguém parado e deu força para a longa, mas satisfatória caminhada de um verdadeiro mar de fieis.

Esse mar de pessoas emocionou o DJ, que é profissional há quase uma década e só coloca músicas religiosas no aparelho. "Esse é o segundo ano que padre José Roberto me convida e foi emocionante viver o agir de Deus junto com aquelas pessoas novamente. Tinha gente do ano passado, gente nova esse ano, e todos envolvidos e abertos a oração", concluiu Angelus.

A 109ª Festa de Nossa Senhora da Conceição deixou um gostinho de quero mais e a expectativa é de que a 110ª edição do novenário será melhor ainda. Aguardem!

Os olhos da fé

Diante de muitas demonstrações de fé e devoção dedicadas a Nossa Senhora da Conceição, uma chamou atenção da equipe executiva da 109ª Festa do Morro no último dia do novenário.

Uma senhora que não quis se identificar, muito emocionada, trouxe um pintinho como voto de uma graça alcançada. Isso mesmo, um pintinho.

De acordo com a mulher, ela teve complicações na visão há alguns anos, chegando quase a ficar totalmente cega. Foi quando resolveu fazer uma promessa a Nossa Senhora da Conceição. Caso ficasse curada, traria olhos vivos para a santa. Ou seja, não poderia ser olhos de cera, como comumente os fieis trazem aos pés da santa, mas olhos com visão.

E o pintinho foi escolhido para, com seus olhos, retribuir a cura da visão desta mulher. O pintinho caiu na graça da equipe executiva e se tornou o mascote. O coordenador da festa, Leandro Gomes, batizou o bichinho de "Operarinho" e a paroquiana Raquel está cuidando dele.

Prefeito do Recife sobe o Morro no Dia de Nossa Senhora da Conceição

O prefeito do Recife, Geraldo Julio, marcou presença no Morro da Conceição, Zona Norte do Recife no último domingo, 08, dia dedicado a Nossa Senhora da Conceição.

O gestor agradeceu a acolhida dada pelo padre José Roberto, pároco da Igreja de Nossa Senhora da Conceição e falou sobre a motivação dele em vir ao Morro da Conceição. “Eu vim agradecer a Nossa Senhora da Conceição por todo o ano de 2013. A Festa do Morro merece e terá sempre a estrutura que o evento requer”. Na despedida, ele saudou a todos com o desejo de um Feliz Ano Novo.


Fé e emoção marcam a procissão de encerramento da 109ª Festa de NossaSenhora da Conceição do Morro

Vinda do Forte do Brum, avançando pela Avenida Norte, mostrando aos fieis o caminho para chegar até o Morro da Conceição. Vem ela, imaculada, Maria de Deus, a Mãe de Jesus e nossa mãe.

Mais de 150 mil pessoas acompanharam a procissão com a imagem da Imaculada Conceição, nas festividades de encerramento da 109ª de Nossa Senhora da Conceição do Morro.

Um mar de gente vestida de azul e branco, com seus pedidos e agradecimentos, e um destino certo: chegar aos pés da imagem daquela a qual foi reverenciada durante os dez dias de festa.

Foram 56 missas celebradas por bispos e padres oriundos de todo o nordeste, dez dias de rezas, ladainhas e ofícios. Mais de 500 voluntários distribuídos nas 27 equipes que trabalharam de forma direta e indiretamente com um único objetivo: reverenciar Nossa Senhora e fazer da Festa do Morro o maior evento religioso do Estado.

Confira galeria de fotos:

Festa 2013 | ProcissãoFesta 2013 | ProcissãoFesta 2013 | ProcissãoFesta 2013 | ProcissãoFesta 2013 | ProcissãoFesta 2013 | Procissão
Festa 2013 | ProcissãoFesta 2013 | ProcissãoFesta 2013 | ProcissãoFesta 2013 | ProcissãoFesta 2013 | ProcissãoFesta 2013 | Procissão
Festa 2013 | ProcissãoFesta 2013 | ProcissãoFesta 2013 | ProcissãoFesta 2013 | ProcissãoFesta 2013 | ProcissãoFesta 2013 | Procissão
Festa 2013 | ProcissãoFesta 2013 | ProcissãoFesta 2013 | ProcissãoFesta 2013 | ProcissãoFesta 2013 | Procissão

Festa 2013 | Procissão. Fotos: Ana Paula Valença. 

Milhares de fieis participaram da primeira missa no dia dedicado a Nossa Senhora da Conceição

Fogos de artifícios e aplausos saudaram a chegada do dia 08 de dezembro, de Nossa Senhora da Conceição. A passagem para o último dia da 109ª Festa de Nossa Senhora da Conceição foi marcada com muita fé, devoção e emoção dos milhares de fieis que acompanharam a primeira missa do dia. Há zero hora, o padre José Roberto, pároco do Morro da Conceição, falou sobre a devoção mariana e a importância de reverenciar a mãe de Jesus.

A primeira missa deste domingo, 08, foi celebrada pelo padre Adriano das Chagas, pároco da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, de Boa Viagem, que há exatos dez anos preside a primeira missa do dia dedicado a Imaculada Conceição. As celebrações eucarísticas seguiram ao logo do dia a cada duas horas, e foram animadas nos intervalos pelo Ministério de Música da Comunidade Obra de Maria.

Confira galeria de fotos:

Festa 2013 | 1ª missa dia 8/12Festa 2013 | 1ª missa dia 8/12Festa 2013 | 1ª missa dia 8/12Festa 2013 | 1ª missa dia 8/12Festa 2013 | 1ª missa dia 8/12

Festa 2013 | 1ª missa dia 8/12. Fotos: Ana Paula Valença. 

Pastoral dos surdos marca inclusão social na Festa do Morro 2013

Quatro jovens, oriundos da paróquia do Vasco da Gama, Zona Norte do Recife, fizeram a diferença para as pessoas com deficiência auditiva nas missas solenes da 109ª de Nossa Senhora da Conceição do Morro. A Pastoral dos Surdos existe há oito anos e já participou das festas e eventos católicos do Estado, dentre eles a Festa do Carmo, Enchei-vos e Sim a Vida.

Welton Soares dos Santos, 20 anos, faz parte da Pastoral desde o início e nos fala das motivações que o fazem participar desta equipe. “Observei que nas paróquias há vários surdos sem saber o que cada parte da missa quer dizer. É preciso evangelizar de todas as maneiras. Minha maior alegria é expressar Deus através das mãos e da expressão do meu corpo”.

Durante os dez dias da Festa da Nossa Senhora da Conceição do Morro, estes tradutores, dois por noite, tiveram a missão de expressar as palavras proferidas pelos celebrantes, como também as repostas da assembleia e dos cânticos.  Vanessa Bras, 22 anos, relata a alegria em participar deste grupo. “tenho muita satisfação em servir, utilizar esse meio de comunicação com eles, informar a palavra de Deus.”

Foto: Ana Paula Valença

Esquema especial é montado para garantir a segurança dos fieis de Nossa Senhora da Conceição do Morro

Hoje é Dia de Nossa Senhora da Conceição e milhares de pessoas lotam as ruas que dão acesso ao Morro da Conceição, Zona Norte do Recife, no dia dedicado à Mãe de Jesus.

De acordo com a Polícia Militar são esperados ao longo do dia mais 100 mil pessoas e para garantir a segurança estão escalados soldados a pé e motorizados em prontidão em pontos estratégicos e em circulação nos arredores do evento.

Já o Corpo de Bombeiros atua com efetivo que estão em prontidão no controle das chamas nos acendedores de velas ao redor da imagem da Santa

A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano, CTTU, realiza barreiras nos acessos ao Morro da Conceição: no Largo Dom Luiz e na Rua do Morro da Conceição, e também no entorno da Avenida Norte e ruas que dão acesso à igreja do Morro da Conceição. Agentes de trânsito estarão presentes também na concentração da procissão de encerramento que este ano sairá do Forte do Brum, próximo ao edifício-sede da Prefeitura do Recife, às 15h, e ao longo do percurso de aproximadamente 7km em direção ao palco montado na Praça do Morro.

A vigilância Sanitária está presente na vistoria e fiscalização do comércio e barracas de comidas e lanchonetes montadas nos arredores da Festa.

O Grande Recife Consórcio de Transportes transferiu o terminal da linha 612 – Morro da Conceição para a Rua Pedro Allain (esquina com Avenida Norte), em Casa Amarela. 12 linhas estão atendendo as duas paradas seletivas implantadas nas proximidades do morro. Esses pontos provisórios funcionarão até amanhã,  dia 9 de dezembro. Os ônibus atenderão as seguintes paradas: a linha 645 - Av. Norte/Macaxeira utilizará a parada seletiva 1, localizada na Avenida Note, em frente ao restaurante Escola/Procape. Já as linhas 330 - Casa Amarela/CDU (TRT); 517- Córrego do Inácio; 612- Morro da Conceição; 621- Alto Treze de Maio; 622- Vasco da Gama (Cabugá); 623- Vasco da Gama (J. de Barros); 624- Brejo; 631- Nova Descoberta (Cabugá); 632- Alto do Refúgio; 642- Guabiraba (Córrego do Jenipapo) e 644- Largo do Maracanã, realizarão embarque e desembarque de passageiros na parada seletiva 2, localizada na Av. Norte, em frente ao nº 5924, Clínica Veterinária Animal Control.

O clima de expectativa já toma conta do Morro da Conceição

A última missa que antecede o dia de Nossa Senhora da Conceição foi marcada pela presença de uma grande multidão. Milhares de devotos se reuniram na Praça do Morro da Conceição. A celebração campal foi presidida pelo Monsenhor Paulo Sérgio, vigário episcopal do Vicariato Recife Norte II e pároco da Igreja de Santa Izabel, na Zona Norte do Recife.

Sendo a Igreja de Nossa Senhora da Conceição no Morro sua primeira paróquia como cooperador durante a administração do Padre Sérgio Cabral, o Monsenhor declarou sua emoção em celebrar no novenário, “eu adoro celebrar aqui, sempre sinto uma paz interior muito grande, a gente sente a devoção e a fé desse povo no ar”.

O Morro recebeu a edição do festival Canta Pernambuco de Música Católica que animou todos. O festival nasceu com o intuito de divulgar os talentos da música católica de Pernambuco.

Cinco atrações abrilhantaram a noite do sábado (07): Paulo Deerre, Banda Hallel, Dj Alê, Hasen Silva e o Ministério Chrytus. O fundador é Paulo Deerre falou de sua alegria em tocar na 109ª Festa do Morro. “Para  mkim é uma grande honra tocar aqui. Sou ex-evangélico e no início cantar para Nossa Senhora era difícil, mas aceitei a religião e sempre sou presenteado em tocar em festas Marianas”, disse. “É sempre uma grande emoção”, concluiu o músico.

Maria, Modelo de Fé

Maria espera sua visita no Morro da Conceição neste domingo! Já está tudo pronto para receber os milhares de fieis no esperado dia de Nossa Senhora da Conceição, 08 de dezembro.

A programação não poderia deixar de ser especial para todos que rendem graças a Maria, Mãe de Jesus Cristo. As missas já começam a 0h deste domingo. Daí em diante, prosseguem celebrações de duas em duas horas até às 10 da manhã. Uma das missas mais esperadas é a da Aurora, às 4h, quando apenas a voz forte de Dona Sevi declama a Barra do Dia.

Do meio-dia às 16h, a Comunidade Católica Obra e Maria promove momento de louvor e adoração no Morro da Conceição. Uma preparação necessária para receber a imagem que vai sair do Forte do Brum, na área Central do Recife, até o pátio de eventos.

A procissão está com concentração marcada para 14h e a saída às 15h do Forte do Brum, próximo ao edifício-sede da Prefeitura do Recife. A caminhada será de aproximadamente 7 km. Do Forte, os fieis vão seguir pela Ponte do Limoeiro e toda extensão da Avenida Norte, até a chegada ao Morro da Conceição pela Rua Itacoatiara (a descida dos ônibus).

Antes da chegada da procissão, às 16h, será o lançamento do cd gravado pelo Ministério Divino Amor, no palco localizado na praça do Morro da Conceição, onde está o palco com dois telões de LED.

A missa solene de encerramento da 109ª Festa de Nossa Senhora da Conceição está prevista para iniciar às 18h, após a subida do andor ao pátio de eventos e será celebrada pelo Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.

Vista a camisa oficial da festa e faça parte da campanha do gesto concreto dessa edição. Com a compra dos produtos oficias, você contribui para erguer o Complexo Social de São José Operário, no Alto José Bonifácio. Com a camisa, os fieis vão mostrar todo o poder que a cor do manto de Maria tem ao longo da procissão.


Horários de missa | Domingo, 8 de dezembro
0h - Padre Adriano das Chagas (Setúbal)
2h - Padre Nilson Lorenço (Soledade)
4h - Padre José Roberto França (Morro da Conceição)
6h - Padre Luciano (Jardim São Paulo)
8h - Padre Antônio (Redentorista)
10h - Padre Cosmo Francisco (Afogados)


A superação de um sertanejo de fé

Muitas vezes não dá para entender o caminho que Nossa Senhora da Conceição escolhe para cada pessoa. Ela escolheu um bem especial para o jovem Leandro Tiburtino Gomes, de 31 anos.

Quem vê a figura tranquila do seminarista não imagina que ele é uma mente inquieta e possui garra suficiente para dividir o comando da 109ª Festa de Nossa Senhora da Conceição com o padre José Roberto França.

Leandro nasceu em Tavares, na Paraíba, é filho de agricultores e teve "uma infância animada em Afogados da Ingazeira, em Pernambuco, porém difícil, como é para toda criança sertaneja", disse. "Meus pais sabiam ler e escrever o básico, mas nunca obrigaram os nove filhos a trabalhar. Eles nos obrigavam sempre a estudar. Hoje, minha família é meu porto seguro", fala orgulhoso.

Desde criança que Leandro tem uma vida atuante na igreja. Foi corinha, participou do coral infantil e foi missionário. Questionado se a família apoiou a ideia de seguir a vida religiosa, ele é categórico: "sempre fui referência como a pessoa de apoio da família. Eu tinha emprego e minha mãe achou ruim de início. Daí participei de grupos vocacionais e fui ao seminário, no Recife".

A Festa do Morro entrou em cheio na vida do seminarista há dois anos, quando ele e mais seis colegas de turma do seminário deveriam iniciar o trabalho pastoral aos fins de semana. "Na época tinham três paróquias à nossa disposição: Mangabeira, Ibura e Morro da Conceição. Como eu estava adiantado em algumas matérias, pude escolher para qual iria".

Após isso, Leandro considera que "aprendi muito aqui, principalmente na prática. Nunca imaginei que faria parte de uma festa grandiosa como essa. Quando alguém assume esse desafio, tudo muda em você. A festa deixa você capaz, dá horizontes. Se existia medo, limitação, isso deixa de existir. Você fica confiante para encarar qualquer desafio na vida".

Leandro traz em si a identidade legítima de um filho do Nordeste, que não desanima e não se rende diante de um obstáculo. Luta para superá-lo com a fé em Deus e apoiado na ternura da Mãe que sempre é um suporte na vida de qualquer ser humano, principalmente quando Ela é a Mãe de Jesus, a Virgem da Conceição.


*Colaboração: Anderson Magno | Foto: Ana Paula

O Morro da Conceição foi invadido pela poesia e repente do Sertão pernambucano

“São seis horas da tarde no campo, a mão que labuta debulha o rosário rezando uma prece à mãe de Jesus”, foram com estes versos que o grupo liderado por Padre Luizinho finalizou sua apresentação na sexta-feira (06). O repente sertanejo encantou a todos que estavam na Praça do Morro da Conceição, o aposentado João Manoel se disse maravilhado com o show de poesia, “esse show esta bom demais, foi um dos melhores desta festa”.

O Padre Luizinho é pároco da Igreja de São José da Ingazeira e um apaixonado pela cultura sertaneja. “O Vale do Pajeú é uma região de vários poetas, nós aproveitamos para evangelizar declamando e levando a cultura do repente para todos”, declarou o padre. Os repentistas Afonso Pequeno e Zé do Pajeú abriram a apresentação com temas alusivos a Nossa Senhora da Conceição e ao Morro. O Poeta Vinicius Gregório contou seus causos matutos em versos e prosas. O Padre Luizinho cantou acompanhado do Rosário em Quarteto.

A santa missa das 19h foi celebrada pelo Bispo da Diocese de Pesqueira, interior de Pernambuco, Dom José Luiz. De origem paulista, mais precisamente de Itarapina interior de São Paulo, ele veio para ficar três anos, mas não resistiu ao carinho dos pernambucanos e já esta no estado há 25 anos. Frequentador da festa há vários anos ele falou da expressão de fé que existe no Morro da Conceição, “a Festa do Morro expressa muito bem a fé da nossa gente, um povo sofrido que expressa uma fé muito grande em Maria”. Ele concluiu dizendo, “o povo nordestino é um povo marcado pela procura da fé e busca do consolo que a mãe pode dar”.

As ladeiras do Morro já estão lotadas de fieis pagando suas promessas e louvando a Nossa Senhora da Conceição.

Confira galeria de fotos:

Festa 2013 | Poesia e repenteFesta 2013 | Poesia e repenteFesta 2013 | Poesia e repenteFesta 2013 | Poesia e repenteFesta 2013 | Poesia e repenteFesta 2013 | Poesia e repente
Festa 2013 | Poesia e repenteFesta 2013 | Poesia e repenteFesta 2013 | Poesia e repenteFesta 2013 | Poesia e repenteFesta 2013 | Poesia e repente

Festa 2013 | Poesia e repente. Fotos: Ana Paula Valença