“São seis horas da tarde no campo, a mão que labuta debulha o rosário rezando uma prece à mãe de Jesus”, foram com estes versos que o grupo liderado por Padre Luizinho finalizou sua apresentação na sexta-feira (06). O repente sertanejo encantou a todos que estavam na Praça do Morro da Conceição, o aposentado João Manoel se disse maravilhado com o show de poesia, “esse show esta bom demais, foi um dos melhores desta festa”.
O Padre Luizinho é pároco da Igreja de São José da Ingazeira e um apaixonado pela cultura sertaneja. “O Vale do Pajeú é uma região de vários poetas, nós aproveitamos para evangelizar declamando e levando a cultura do repente para todos”, declarou o padre. Os repentistas Afonso Pequeno e Zé do Pajeú abriram a apresentação com temas alusivos a Nossa Senhora da Conceição e ao Morro. O Poeta Vinicius Gregório contou seus causos matutos em versos e prosas. O Padre Luizinho cantou acompanhado do Rosário em Quarteto.
A santa missa das 19h foi celebrada pelo Bispo da Diocese de Pesqueira, interior de Pernambuco, Dom José Luiz. De origem paulista, mais precisamente de Itarapina interior de São Paulo, ele veio para ficar três anos, mas não resistiu ao carinho dos pernambucanos e já esta no estado há 25 anos. Frequentador da festa há vários anos ele falou da expressão de fé que existe no Morro da Conceição, “a Festa do Morro expressa muito bem a fé da nossa gente, um povo sofrido que expressa uma fé muito grande em Maria”. Ele concluiu dizendo, “o povo nordestino é um povo marcado pela procura da fé e busca do consolo que a mãe pode dar”.
As ladeiras do Morro já estão lotadas de fieis pagando suas promessas e louvando a Nossa Senhora da Conceição.
Confira galeria de fotos:
Festa 2013 | Poesia e repente. Fotos: Ana Paula Valença