Homenagem: Irmã Apolônia, uma mulher de fé

Maria Apolônia de Carvalho nasceu em 08 de maio de 1930, no município de Limoeiro, Agreste de Pernambuco. Filha do negociante Manoel A. B. de Carvalho, e da dona de casa Paulina Maria de Carvalho, Irmã Apolônia passou a infância na terra natal e se mudou para o Recife quando se consagrou freira, aos 19 anos, e foi para o Convento Filhas de Maria Servas da Caridade, no bairro da Boa Vista.

Desde os 16 anos ela sentia que poderia se dedicar à vida religiosa consagrada, mas apenas três anos depois tomou a decisão durante as missões para a festa da padroeira de Limoeiro, Nossa Senhora da Apresentação.

A família aceitou a decisão, mas o pai acreditou no início que ela sofreu influência e que o espírito alegre e festivo não combinava com a vida religiosa. Ele se enganou e foi justamente esse espírito que ajudou o início da história da homenageada com o Apostolado da Oração da Arquidiocese de Olinda e Recife, uma congregação que teve início não oficial na Igreja de Santa Cruz, na capital pernambucana, e hoje existe em todo Brasil.

Começou como animadora e em 1976 ela assumiu a direção espiritual da instituição, após ser convidada pelo diretor espiritual do Apostolado da Oração, o pároco da Igreja da Boa Vista, o holandês João Anting.

Irmã Apolônia também está à frente do evento católico Vinde a Mim. Desde 1977 que ela percebia um grande número de fieis que saiam do Recife em direção ao encontro nacional do Apostolado da Oração que acontece em Aparecida, São Paulo, no mês de junho. Por isso, ela achou pertinente a criação desse evento aqui, que teve início em 1997 e acontece sempre no primeiro domingo do mês de agosto.

O nome do evento foi inspirado em uma passagem bíblica em que Jesus convoca todos que precisam de consolo e auxílio (Mateus 11.28-30).