Paróquia de Nossa Senhora da Conceição divulga programação da 109ª Festa do Morro

“Maria, Modelo de Fé”. Esse é o tema da 109ª Festa de Nossa Senhora da Conceição, que acontece de 29 de novembro a 08 de dezembro, no Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife.

Com um público esperado de um milhão de pessoas nessa edição, a popularmente conhecida Festa do Morro, espera superar o quantitativo de pessoas que sobem ao Morro da Conceição para render graças a Nossa Senhora a cada ano que passa.

As comemorações se iniciam no dia 29 de novembro com a procissão da Bandeira, que sairá do Sítio Trindade, seguindo pela Estrada do Arraial e pelas Ruas Padre Lemos e Pedro Alain, até o Largo Dom Luiz, subindo o Morro da Conceição pela Rua Itacoatiara (subida dos ônibus) até o pátio de eventos, onde ocorrerá missa celebrada pelo Bispo Emérito de Nazaré da Mata, Dom Jorge Tobias. A atração cultural, depois da missa, ficará por conta cantora carioca Joanna.

Mais uma vez as celebrações que acontecerão à noite serão todas presididas por bispos diocesanos, vindos de vários pontos de Pernambuco. A programação cultural terá, pelo terceiro ano consecutivo, a participação apenas de shows religiosos, o que confirma o real cunho da Festa de Nossa Senhora da Conceição.

Em 2013 a Igreja Católica celebra o ano da fé, o que inspirou o tema da festa e os homenageados dessa edição: a Rádio Olinda e a Irmã Maria Apolônia de Carvalho que são consideradas, respectivamente, uma instituição e uma mulher de fé. Após a Santa Missa do domingo (01), que vai começar às 19h, o pároco do Morro da Conceição, Padre Roberto França, fará entrega de placas aos homenageados pelos serviços prestados a sociedade e a Igreja.

Ao longo do novenário, serão celebradas 56 missas a cada duas horas, até às 10hs do dia 8 de dezembro. A partir das 14h30 do Dia de Nossa Senhora da Conceição será a concentração para a grandiosa procissão de encerramento, que neste ano sairá do Forte do Brum, área central do Recife.

Às 15h, a caminhada de aproximadamente 7 km seguirá pela Ponte do Limoeiro e Avenida Norte em direção ao Morro da Conceição, culminando com a Missa Solene da Imaculada Conceição presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife Dom Fernando Saburido.