João XXIII e João Paulo II serão canonizados em 2014

O Papa Francisco presidiu esta manhã, às 10 horas, no Vaticano, a um Consistório ordinário público com os cardeais presentes em Roma (foto) , para aprovar as causas de canonização de João Paulo II e João XXIII, estabelecendo que tal tenha lugar a 27 de abril de 2014. Trata-se do segundo domingo do tempo pascal, Domingo da Divina Misericórdia, celebração instituída por João Paulo II e na véspera da qual ele próprio faleceu, em 2005.

João Paulo II foi proclamado beato por Bento XVI a 1 de maio de 2011, na Praça de São Pedro. A Igreja celebra a memória litúrgica de João Paulo II a 22 de outubro, data do início de pontificado de Karol Wojtyla, em 1978, pouco depois de ter sido eleito Papa. João XXIII foi declarado beato pelo Papa João Paulo II, a 3 de setembro de 2000. A sua celebração litúrgica tem lugar a 11 de Outubro, data da abertura do Concílio Vaticano II, por ele convocado. O último Consistório público ordinário tinha tido lugar a 11 de fevereiro passado. Foi nessa ocasião que Bento XVI anunciou a sua renúncia ao pontificado.

Fonte: Vaticano

CNBB divulga cartaz e subsídios da Campanha da Fraternidade 2014: “Fraternidade e Tráfico Humano”

Os subsídios da Campanha da Fraternidade 2014 já estão disponíveis nas Edições CNBB. São diversos materiais como o manual, texto base, via sacra, celebrações ecumênicas, folhetos quaresmais, CD e DVD, banner, cartaz, entre outros. Com o objetivo de trabalhar os conteúdos da campanha nas escolas, foram produzidos também subsídios de formação voltados aos jovens do ensino fundamental e médio, além de encontros catequéticos para crianças e adolescentes.

O cartaz da CF 2014, que se encontra disponível para download, traz o tema “Fraternidade e Tráfico Humano” e lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5, 1). Os demais produtos podem ser adquiridos no site: www.edicoescnbb.org.br ou pelo telefone: (61) 2193.3001.

Baixe aqui o Cartaz da CF 2014.

Entenda o significado do cartaz:

1-O cartaz da Campanha da Fraternidade quer refletir a crueldade do tráfico humano. As mãos acorrentadas e estendidas simbolizam a situação de dominação e exploração dos irmãos e irmãs traficados e o seu sentimento de impotência perante os traficantes. A mão que sustenta as correntes representa a força coercitiva do tráfico, que explora vítimas que estão distantes de sua terra, de sua família e de sua gente.

2-Essa situação rompe com o projeto de vida na liberdade e na paz e viola a dignidade e os direitos do ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus. A sombra na parte superior do cartaz expressa as violações do tráfico humano, que ferem a fraternidade e a solidariedade, que empobrecem e desumanizam a sociedade.

3-As correntes rompidas e envoltas em luz revigoram a vida sofrida das pessoas dominadas por esse crime e apontam para a esperança de libertação do tráfico humano. Essa esperança se nutre da entrega total de Jesus Cristo na cruz para vencer as situações de morte e conceder a liberdade a todos. “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5, 1), especialmente os que sofrem com injustiças, como as presentes nas modalidades do tráfico humano, representadas pelas mãos na parte inferior.

4-A maioria das pessoas traficadas é pobre ou está em situação de grande vulnerabilidade. As redes criminosas do tráfico valem-se dessa condição, que facilita o aliciamento com enganosas promessas de vida mais digna. Uma vez nas mãos dos traficantes, mulheres, homens e crianças, adolescentes e jovens são explorados em atividades contra a própria vontade e por meios violentos. (Fonte: CF 2014).

Fonte: CNBB

Complexo Comunitário São José Operário

Localizado no Alto José Bonifácio, Zona Norte do Recife, a paróquia do Morro da Conceição ergue a Igreja de São José. A igreja contará com Casa Paroquial e salas de atendimento social para a comunidade.



A participação da comunidade é fundamental para o andamento deste projeto. As doações podem ser feitas através do Banco Bradesco.

Agência: 3205-0
Conta 481415-0

Outras informações você pode ligar para o 81 3268.9255.

Confira as perspectivas:


Um sábado para as crianças

O último sábado (14) foi dia de encontro para cuidar dos pequenos da comunidade. A Pastoral da Criança realizou, na Paróquia do Morro da Conceição, uma nova ação com o objetivo de orientar a população, promovendo a qualidade de vida a partir de cuidados básicos, como por exemplo o controle de peso.



Confira outras fotos:


Pastoral da criança 020Pastoral da criança 008Pastoral da criança 006Pastoral da criança 005Pastoral da criança 004Pastoral da criança 003
Pastoral da criança 001



Liturgia Mariana marcou o penúltimo dia do Novenário

Nesta quinta-feira (06), foi celebrado o oitavo dia do novenário da popular Festa do Morro da Conceição, que fica localizada no bairro do Morro da Conceição, Zona Norte do Recife, que segue até o próximo sábado, dia 08 de dezembro.

Frei Claudio Simões, da Ordem dos Capuchinhos, celebrou a Missa Solene do dia e falou da importância da figura de Maria: “Há muito que dizer de Maria. Ela é a arca da nova e eterna aliança, que é Jesus. Deus não habitou em nenhuma outra criatura como habitou em Maria, através do seu filho Jesus Cristo. Nós não adoramos Maria, nós amamos Maria”.

A programação cultural ficou a cargo do cantor Zé Vicente e Banda. Ao longo do dia, foram realizadas seis missas: 07h, 09h, 11h, 14h, 16h e 19h (missa solene). Às 17h30 o momento mariano, com a reza do Terço e Ofício.

Emoção e fé preenchem as ladeiras do Morro da Conceição na sétima noite do Novenário

A noite da última quarta-feira (05) foi repleta de emoções na 108ª Festa de Nossa Senhora da Conceição. Dezenas de fiéis subiram as ladeiras do Morro da Conceição, Zona Norte do Recife, para render graças a Imaculada Conceição.

A missa solene às 19h foi celebrada por Dom Ângelo Pignoli, Bispo da Diocese de Quixadá – CE, que nos fala da emoção ao celebrar uma missa pela primeira vez na Festa do Morro. “Na noite anterior quando cheguei e subi o Morro, vivi coisas surpreendentes que me marcou muito, depois observei esta movimentação toda e visitei um pouco o lugar e o santuário, e agora à noite, sobretudo, vi a igreja lotada e foi emocionante”.

Dom Ângelo completou falando um pouco da importância de Maria para os devotos, “Por que Maria é o sinal mais eminente na igreja a todo cristão, aqui é marcante demais a devoção do povo e também a disponibilidade que o povo vem no sentido de buscar respostas no caminho da vida”.

A programação cultural ficou por conta do Frei Damião que abriu o show com a canção ‘Cenáculo de Amor’, e foi cantada por todos os devotos de Nossa Senhora que aguardavam ansiosos no palco externo o início do louvor.

Durante todo o dia foram celebradas seis missas, às 07h, 09h, 11h, 14h, 16h e 19h e também confissões por padres que acolhem todos os fiéis ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição.

Novenário de Nossa Senhora da Conceição chega ao sexto dia

No sexto dia do Novenário da Imaculada Conceição, dezenas de pessoas subiram ao Morro, que é batizado com o nome da Santa, localizado na Zona Norte do Recife, para render graças e pagar promessas. Popularmente conhecida, Nossa Senhora da Conceição é adotada pelos devotos recifenses como a Padroeira da capital Pernambucana.

Foram celebradas ao todo seis missas ao longo do dia desta terça-feira (04). A última foi a Missa do novenário,celebrada por Dom Bernardino Francisco de Lucena, Bispo da Diocese de Guabiraba-PB, que declarou a emoção em celebrar pela primeira vez na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição. “E uma grande alegria estar aqui no Morro da Conceição celebrando a eucaristia pela primeira vez. Já ouvia falar, vim a Recife várias vezes, mas não tinha chegado até o Morro, esta festa é uma benção de Deus”.

Após a missa solene, a programação cultural prestigiou a comunidade de Casa Amarela, com a apresentação do Movimento Cultural o Morro desce a ladeira.

Quinta dia do Novenário Mariano na Festa do Morro 2012

Nesta segunda-feira (03) foi celebrado o quinto dia do novenário da 108ª Festa de Nossa Senhora da Conceição, que segue até o próximo sábado, dia 08 de dezembro.

Por motivos particulares, a missa solene que seria celebrada pelo bispo da Diocese de Cajazeiras – PB, Dom José Gonzáles, foi conduzida pelo Vigário Episcopal do Recife Norte Dois, padre Miguel Batista que fala sobre a expectativa rumo ao grande dia da Festa, “O novenário é o grande termômetro da festa. Muita gente vem para celebrar as missas de preparação para a grande procissão. Que todos os fiéis venham com o desejo no coração de servir a Deus com disposição e fervor a exemplo de Nossa Senhora”.

A programação cultural ficou por conta da cantora Cristina Amaral que fez o show de pré-lançamento do cd LUZ, com músicas católicas e participações especiais de convidados ilustres.

Ao longo do dia, foram realizadas seis missas: 07h, 09h, 11h, 14h, 16h e 19h (missa solene). Às 17h30 o momento mariano, com a reza do Terço e Ofício.

Homenageados da Festa do Morro 2012 recebem placas comemorativas em Missa Solene

Foi realizada no último domingo (02), missa solene aos homenageados da 108ª Festa de Nossa Senhora da Conceição, que acontece na paróquia do Morro da Conceição, Zona Norte do Recife, e segue até o próximo sábado, dia 08 de dezembro.

A celebração foi presidida pelo pároco do Morro da Conceição, padre José Roberto França, que após a missa entregou aos homenageados as placas comemorativas da Festa do Morro 2012: o Real Hospital Português de Beneficência em Pernambuco, pelos serviços prestados a sociedade pernambucana, representado pelo Senhor Alberto Ferreira da Costa, senhor provedor da Instituição e a Dona Severina Paiva de Santana, Dona Sevi, pela dedicação com a comunidade do Morro da Conceição.

Dona Sevi fala sobre a homenagem: “Agradeço o reconhecimento do padre Roberto pela caminhada de fé de todos nós. Em minha vida não consegui nada sozinha e por isso ofereço e compartilho a homenagem com a minha família e outros irmãos e irmãs da caminhada. Pra mim é uma alegria o reconhecimento, há tempo para tudo é o tempo é esse”,

O Senhor Provedor também expos opinião sobre a homenagem, “Homenagem é gratidão e gratidão é sempre bem vinda. Ficamos satisfeitos da forma que veio através desse Centro religioso bastante reconhecido em Pernambuco. A homenagem é válida, significativa, ficamos gratos ao padre e todos que fazem o Morro da Conceição”.

Durante a cerimônia de entrega das placas, o padre José Roberto França, pároco da Igreja do Morro da Conceição, falou da importância dos dois homenageados da Festa do Morro 2012, “O Real Hospital Português de Beneficência em Pernambuco recebe essa justa homenagem pelos serviços prestados em nossa sociedade”, ressaltou também a outra homenageada, Dona Sevi,“ Pela atenção e carinho por todos nos aqui em nossa comunidade do Morro da Conceição”.

Homens sobem ao Morro para render graças a virgem da Conceição

Foi com muita emoção que a procissão do Terço dos Homens saiu no dia 01 de dezembro da Paróquia da Harmonia em direção ao Morro da Conceição, ambas situadas no bairro de Casa Amarela, Zona Norte do Recife. Orações e músicas de louvor foram os combustíveis dos fiéis para esta caminhada de muita fé. O rito já se repete pelo oitavo ano consecutivo.

O movimento do Terço dos Homens existe na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição há nove anos, e tem como um de seus coordenadores o Senhor Geraldo Rocha, 60 anos. Ele aproveitou para ressaltar que o terço é um movimento mariano para trazer o homem mais próximo de Deus, e os encontros entre eles são momentos de alimentar o espírito, só assim conseguem superar os momentos difíceis da vida.

Ao cântico de ‘Magnífica’, a procissão chegou ao Mercado de Casa Amarela, onde os comerciantes saíram de suas lojas para saudar o cortejo que seguia em direção as ladeiras do Morro. Padre José Roberto França, pároco da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, acompanhou todo percurso ao lado dos fiéis.

Na ocasião ele aproveitou para ressaltar que a procissão é mais um veículo evangelizador. “O movimento pede para que os homens voltem-se mais para Deus. Sempre foram as mulheres as primeiras evangelizadoras de seus lares e hoje os homens estão engajados em testemunhar a fé que é pessoal e comunitária”.

“Nossa Senhora me dê à mão, cuida do meu coração, da minha vida…” foi cantando estes versos que a dona de casa Águida Rejane da Silva Moura, de 58 anos, casada há 37 com José da Silva Moura Filho, ascendeu a ladeira do Morro. “Sempre que posso acompanho meu marido nos eventos do terço dos homens, e nunca faltei a esta procissão, posso dizer que testemunho milagres acontecer em minha família, o José estava no início de uma depressão e levá-lo a igreja foi à maneira que encontrei para ajudá-lo a sair desta situação”, declara emocionada.

O cortejo foi recebido com aplausos pelas pessoas que já o aguardavam no topo do Morro da Conceição. A imagem da Mãe Rainha foi levada ao palco externo onde aconteceu a missa campal celebrada pelo Bispo emérito da diocese de Nazaré-PE, Dom Jorge Tobias, e concelebrada pelo Padre José Roberto França. Dom Tobias falou da importância dos 500 voluntários na festa

“As equipes tem uma responsabilidade importante para que esta festa seja um evento catequético”, declara.

A terceira noite da Festa de Nossa senhora da Conceição que este ano traz como tema, ‘Maria, conforto e esperança do povo de Deus’, encerrou os festejos com a programação cultural da noite: a apresentação do Ministério de Música Ágape.

Festa de Nossa Senhora da Conceição celebra o segundo dia do Novenário Mariano

Sexta-feira passada (30) foi o segundo dia da Festa do Morro 2012 e que marcou o início do Novenário, que seguirá até o próximo sábado, dia 08 de dezembro.

A missa solene que celebrada pelo bispo da Diocese de Petrolina (PE), Dom Manuel dos Reis e teve como noiteiros a Paróquia Santa Isabel. A programação cultural ficou com o Ministério de Música da Comunidade Boa Nova.

Ao longo do dia, foram realizadas seis missas: 07h, 09h, 11h, 14h, 16h e 19h (missa solene). Às 17h30 o momento mariano, com a reza do Terço e Ofício.

Procissão da bandeira dá início a esperada Festa de Nossa Senhora da Conceição

Milhares de fieis vestiram azul e branco na tarde desta quinta (29) e acompanharam a tradicional Procissão da Bandeira, que dá início ao novenário de Nossa Senhora da Conceição. A concentração aconteceu no Sítio Trindade e um verdadeiro mar de pessoas tomou conta das ruas do bairro de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife. A caminhada seguiu pela Estrada do Arraial até a Rua Padre Lemos e Rua Pedro Allain, culminando com a subida do Morro da Conceição pela Rua Itaquatiara.

Bandeiras, anjos, padres, seminaristas e fieis foram acompanhados no momento de devoção por moradores das ruas por onde a procissão passava e das adjacências. Essa é uma verdadeira tradição, como acredita a comerciante Marlene Araújo, de 50 anos. “Eu acompanho a Procissão da Bandeira há muitos anos e parece que minha fé aumenta com o passar do tempo, fora que é legal participar de algo que já faz parte da nossa cultura religiosa”.

Além dela, o motoboy Rafael Donato, de 25 anos, também acompanhou a abertura da Festa com muita fé, por causa de uma graça alcançada esse ano. “Eu sofri um acidente de moto e quase amputei uma perna, mas pedi a Nossa Senhora da Conceição que não permitisse isso a um homem com minha idade. Quero trabalhar e foi fundamental minha fé durante a recuperação. Hoje estou aqui, caminhando e agradecendo”, falou emocionado.

A chegada ao Morro da Conceição não poderia ser diferente. Muitos fieis já esperavam pelo andor, que foi criado e produzido pelo auxiliar administrativo José Carlos Nobre e pelo cabeleireiro Silvio . Mas a dupla afirma que o trabalho não é apenas deles. “Na verdade é uma equipe que se empenha ao máximo para deixar o andor cada ano mais lindo. Marceneiros, o pessoal das flores, montadores”, esclarece José Carlos.

Centenas de pessoas já aguardavam a chegada da procissão e, emocionadas, acompanharam a missa campal presidida pelo Bispo da Diocese de Penedo (AL), Dom Valério Breda e concelebrada pelo pároco Padre Roberto França. Para Dom Valério, “falar de Nossa Senhora é sempre muito aprazível, porque é falar da Mãe do Senhor Jesus Cristo. Entregamos nossas angústias nas mãos poderosas Dela, que sempre intercede por nós”.

Para encerrar a grande noite, o grupo Ministério Adoradores animou os fieis com show religioso. O grupo tem formação há quatro anos e oito integrantes. Há três anos eles participam da festa. Tiago Nascimento é um dos integrantes da banda e ele ressaltou que “A festa a cada ano tem uma coisa nova, uma experiência diferente e adoramos participar”.

E mais uma Festa do Morro começa, trazendo fé, esperança e devoção. Serão 55 missas celebradas até o dia 8 de dezembro, data que se comemora o dia da Santa. A procissão de encerramento, esse ano, sai às 15h do Marco Zero em direção ao Morro da Conceição ao longo da extensão da Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar. São 8 km de caminhada e por isso recomenda-se roupa confortável, água, protetor solar e muita disposição. A missa solene será celebrada pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, às 18h.

Rádio Olinda recebe personalidades que fazem parte da 108ª edição da Festa de Nossa Senhora da Conceição

Da esquerda para direita: o comunicador Ciro Bezerra, as homenageadas da Festa do Morro 2012: Dona Sevi e  Dona Laura (RHP), e o pároco da Igreja do Morro,Padre José Roberto França.

Em entrevista realizada na manhã desta quarta-feira (28), no estúdio da Rádio Olinda, o comunicador Ciro Bezerra, do Programa De Olho na Cidade, recebeu o padre José Roberto França, pároco da Igreja do Morro da Conceição e os  homenageados da Festa deste ano: a senhora Severina Paiva de Santana, a Dona Sevi, – moradora da comunidade e que lançou o livro ‘Aos pés da Santa, a História de um Povo”, em um evento realizado no último dia 21 e O Real Hospital Português de Beneficência em Pernambuco, representado pela senhora Laura Areias, diretora de comunicação da Instituição.

Durante a entrevista, o padre Roberto falou sobre a expectativa um dia antes da Procissão de Abertura “A concentração será no Sitio da Trindade, com previsão de saída às 18h. Esperamos receber um número cada vez maior de fiéis, assim como acontece a cada ano”, afirma.

O pároco ressaltou também a ação social e o gesto concreto da festa este ano, que será a arrecadação de donativos para os as vítimas da seca no interior de Pernambuco.

Em outro momento da entrevista, Dona Sevi, fez uma breve explanação da obra “O livro traz histórias interessantes de pessoas que chegam ao Morro da Conceição em busca da Mãe de Jesus. Maria é o primeiro sacrário de graças.” Afirma a célebre moradora do Morro da Conceição.

Falou também a quem dedica à homenagem prestada a ela “Esta homenagem é nossa. Ofereço a minha família, a todos os moradores e amigos do bairro do Morro. A minha alegria é a alegria dos meus irmãos”.

Já a senhora Laura Areias, declarou a emoção e a alegria da homenagem “É uma honra para a Instituição receber essa homenagem, estamos muito felizes pela lembrança”. E fechando com chave de ouro a entrevista, a diretora encerra o pensamento com a frase do escritor Fernando Pessoa “Tudo vale a pena quando a alma não é pequena.” Entre risos.

Vigília de Oração em preparação para a 108ª Festa de Nossa Senhora da Conceição

Nó último sábado, 24 de novembro, foi realizada a Vigília de Oração por todos que irão participar das festividades da 108ª edição da Festa do Morro 2012. O evento aconteceu no santuário de Nossa Senhora da Conceição, no Bairro do Morro da Conceição, Zona Norte do Recife.


Coordenada pela Comunidade Católica Obra de Maria, o encontro seguiu até as 05h da manhã do domingo (25) com a celebração da Santa Missa, presidida pelo padre João Roberto, da paróquia de Nossa Senhora das Graças, do Bairro do Engenho do Meio, no Recife.

Durante toda noite, cerca de 400 fiéis que participaram da vigília contaram com uma programação toda especial: um momento mariano, com a reza do Terço da Misericórdia, as 02h, Adoração ao Santíssimo e muito louvor, com o Ministério de Música e Adoração da Comunidade Obra de Maria.

Vanessa Ferreira, que faz parte do Ministério e é consagrada a Comunidade, fala do propósito do encontro “Rezamos pela expectativa da Festa do Morro, por todos que irão participar. Subimos ao monte para fazer nossas orações, para que Nossa Senhora renova as nossas forças”.

A 108ª edição da Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro começa hoje, dia 29 de novembro, com a procissão da bandeira e vai até o dia 08 de dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição.

Uma das homenageadas da 108ª Festa de Nossa Senhora da Conceição lança livro sobre o Morro

“Dona Sevi é uma pessoa marcante na comunidade. Viveu a história da Morro da Conceição, tem uma história de batalhas, é oradora, uma mulher que está aqui há 65 anos, tudo isso faz com que o livro seja uma excelência”. Essas palavras de Padre Roberto França, pároco do Morro, podem definir bem Severina Paiva de Santana, carinhosamente conhecida pelos moradores da comunidade por Dona Sevi. Ele também se refere ao livro “Aos Pés da Santa, a História de Um Povo”, que foi lançado com uma grande festa na Paróquia do bairro, na noite da quarta-feira (21).

Primeiro houve uma missa, presidida pelo padre Marcelo e co-celebrada por Padre Roberto, na qual Dona Sevi certamente agradeceu a oportunidade de documentar 20 anos de levantamento de histórias da comunidade e milagres alcançados através da fé em Nossa Senhora da Conceição. Logo após, a anfitriã autografou livro a livro, das dezenas de pessoas que foram prestigiar o grande momento.

O vereador Josenildo Sinésio foi um dos que esteve presente na solenidade e ressaltou “Esse livro mantém viva a história de uma comunidade com grandes tradições, tanto do ponto de vista cultural, do ponto de vista religioso, do turismo, das romarias e, sobretudo de uma comunidade que se transformou em um bairro”.

Geraldo Costa é coordenador do Terço dos Homens de Casa Amarela e ele acredita que “Dona Sevi é uma pessoa que realmente se dedica a comunidade e se preocupa com o bem-estar de todos. Com isso, acho que ela é uma pessoa bastante qualificada para escrever sobre a história do Morro da Conceição”.

O livro pode ser encontrado na secretaria da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição ou na casa da dona Sevi, na Praça da Conceição, nº 362. O valor da publicação é R$20.

Uma das homenageadas da 108ª Festa de Nossa Senhora da Conceição lança livro nesta quarta (21)

“Aos pés da Santa, a História de um Povo”. Esse é o nome do livro que será lançado nesta quarta (21), às 19h30, na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição. A autoria é de uma das homenageadas da 108ª Festa de Nossa Senhora da Conceição, Severina Paiva de Santana, carinhosamente conhecida como Dona Sevi. Natural de Ferreiros, que fica na Zona da Mata de Pernambuco. Dona Sevi tem 77 anos e dedicou 66 a trabalhos sociais e na igreja da comunidade.

Na publicação, ela conta a história da comunidade, que inicia com a chegada da imagem da santa, em 1904, até os dias atuais, além de relatos de milagres alcançados através da fé em Nossa Senhora da Conceição e curiosidades. Tudo isso foi reunido ao longo de 20 anos de histórias e dona Sevi contou com a ajuda de estudiosos e amigos para realizar esse sonho. Essas histórias são contadas em 154 páginas, com edição da Editora Bagaço e será vendido a R$ 20.

Rádio Jovem Cap ajuda a divulgar a 108ª Festa de Nossa Senhora da Conceição

O programa A tarde é Nossa, apresentado pela comunicadora Ana Lúcia Messéder, na Rádio Jovem Cap 1240AM, recebeu a visita do Padre José Roberto França, pároco da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, e de Leandro Gomes, um dos coordenadores da Festa do Morro, nesta segunda (19). Os dois foram divulgar a 108ª Festa de Nossa Senhora da Conceição, que vai acontecer do dia 29 de novembro e segue até 8 de dezembro.

Entre os assuntos abordados estavam a fé do povo, a história do Morro da Conceição, onde está localizado o santuário com imagem gigante da santa e onde acontece a festa, a atuação da paróquia na localidade e um ponto ganhou destaque por Ana Lúcia Messéder: as pessoas que pagam promessas.

De acordo com Padre Roberto, “As pessoas fazem suas escolhas, mas a Igreja orienta que o fiel faça doação de cestas básicas ou alimentos para serem doados ao próximo”. A festa esse ano está focada em ajudar as vítimas da seca no Nordeste e por isso o pároco aproveitou o espaço na Rádio Jovem Cap para fazer mais esse apelo aos que vão subir o Morro da Conceição dentro de alguns dias.

Leandro Gomes ressaltou a dimensão da festa. “Como é uma festa grandiosa, trabalhamos nela não apenas durante a novena, mas ao longo do ano”, esclareceu. Além disso, Leandro lembrou da dedicação de 500 voluntários que ajudam na manutenção da festa. “O trabalho voluntário é primordial para o sucesso da festa, uma vez que eles ajudam na recepção de fieis com informações, na limpeza, nos grupos de oração, entre tantas outras atividades necessárias para que todos sejam atendidos da melhor maneira possível”, completou Leandro.

Por fim, Padre Roberto e Leandro lembraram que esse ano, durante o novenário, haverá missas presididas por Bispos de todo Nordeste, sempre às 19h. Após as celebrações, todos os dias acontecerá a programação cultural com shows religiosos, com participação de Frei Damião e Banda, Cristina Amaral, DDD – Doidim de Deus, Movimento Cultural o Morro Desce a Ladeira, entre tantas outras atrações.

Ana Lúcia Messéder, por sua vez, declarou que vai reforçar o apelo aos fieis na doação de cestas básicas e alimentos às vítimas da seca, como mais um exercício de cidadania e fé. Se você puder colaborar, já pode deixar os mantimentos na secretaria da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, que funciona de terça a sábado das 8h às 16h, e aos domingos das 7h às 12h.