Homens sobem ao Morro para render graças a virgem da Conceição

Foi com muita emoção que a procissão do Terço dos Homens saiu no dia 01 de dezembro da Paróquia da Harmonia em direção ao Morro da Conceição, ambas situadas no bairro de Casa Amarela, Zona Norte do Recife. Orações e músicas de louvor foram os combustíveis dos fiéis para esta caminhada de muita fé. O rito já se repete pelo oitavo ano consecutivo.

O movimento do Terço dos Homens existe na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição há nove anos, e tem como um de seus coordenadores o Senhor Geraldo Rocha, 60 anos. Ele aproveitou para ressaltar que o terço é um movimento mariano para trazer o homem mais próximo de Deus, e os encontros entre eles são momentos de alimentar o espírito, só assim conseguem superar os momentos difíceis da vida.

Ao cântico de ‘Magnífica’, a procissão chegou ao Mercado de Casa Amarela, onde os comerciantes saíram de suas lojas para saudar o cortejo que seguia em direção as ladeiras do Morro. Padre José Roberto França, pároco da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, acompanhou todo percurso ao lado dos fiéis.

Na ocasião ele aproveitou para ressaltar que a procissão é mais um veículo evangelizador. “O movimento pede para que os homens voltem-se mais para Deus. Sempre foram as mulheres as primeiras evangelizadoras de seus lares e hoje os homens estão engajados em testemunhar a fé que é pessoal e comunitária”.

“Nossa Senhora me dê à mão, cuida do meu coração, da minha vida…” foi cantando estes versos que a dona de casa Águida Rejane da Silva Moura, de 58 anos, casada há 37 com José da Silva Moura Filho, ascendeu a ladeira do Morro. “Sempre que posso acompanho meu marido nos eventos do terço dos homens, e nunca faltei a esta procissão, posso dizer que testemunho milagres acontecer em minha família, o José estava no início de uma depressão e levá-lo a igreja foi à maneira que encontrei para ajudá-lo a sair desta situação”, declara emocionada.

O cortejo foi recebido com aplausos pelas pessoas que já o aguardavam no topo do Morro da Conceição. A imagem da Mãe Rainha foi levada ao palco externo onde aconteceu a missa campal celebrada pelo Bispo emérito da diocese de Nazaré-PE, Dom Jorge Tobias, e concelebrada pelo Padre José Roberto França. Dom Tobias falou da importância dos 500 voluntários na festa

“As equipes tem uma responsabilidade importante para que esta festa seja um evento catequético”, declara.

A terceira noite da Festa de Nossa senhora da Conceição que este ano traz como tema, ‘Maria, conforto e esperança do povo de Deus’, encerrou os festejos com a programação cultural da noite: a apresentação do Ministério de Música Ágape.