MISSAS, LOUVORES E PROCISSÃO EM HONRA A NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DO MORRO

No dia dedicado a Imaculada Conceição de Maria, 08 de dezembro, o Santuário Nossa Senhora da Conceição acolhe os devotos da Mãe de Jesus, a Senhora do Morro da Conceição.

A partir da zero hora deste sábado (08) são celebradas missas a cada hora, intercalando entre o palco montado em frente à Torre da Igreja (0h, 2h, 4h, 6h, 8h e 10h), e dentro do Santuário (01h, 03h, 05h, 07h, 09h).

Das 11 missas que serão rezadas e que antecedem a cerimônia de encerramento, a Missa da Aurora, celebrada às 04h, ganha destaque com o Canto A Barra do Dia, de autoria do padre Geraldo Leite Bastos, entoado há mais de 40 anos pela moradora do Morro da Conceição, a Sra. Severina Paiva de Santana, de 83 anos, conhecida como dona Sevi.

Esta celebração terá a presidência do bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Limacêdo, que junto com dona Sevi, entoarão a ladainha da vinda de Jesus com a chegada da aurora.

A missa das 10h, que antecede a solene celebração de encerramento da Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro 2018 terá como celebrante o padre Damião Silva, que irá animar os devotos da Imaculada Conceição com um grande louvor no palco montado na frente da Igreja.

A partir das 15h, o padre João Carlos acolhe os fieis da Imaculada Conceição do Morro com cânticos e momentos de louvor, em preparação a missa final da 114ª Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro.

A grandiosa procissão de encerramento tem concentração a partir das 14h, no Forte do Brum, no Cais do Apolo, bairro do Recife. A saída da caminhada acontece às 15h, num percurso de aproximadamente 8 km de caminhada.

O cortejo será composto por religiosos arquidiocesanos e missionários redentoristas, junto com arcebispo metropolitano de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido e com o reitor do Santuário Nossa Senhora da Conceição, padre José Ulysses, além de um andor que traz a réplica do nicho e da imagem da Imaculada Conceição do Morro, ornado com flores, rosas e luzes.

A procissão da edição da festa 2018 vai contar com uma frevioca, e dois trios elétricos. O primeiro vai ser animado pelo pároco do Santuário do Morro da Conceição, padre Renato Azevedo, junto com o Ministério de Música Adoradores de Cristo, do Morro da Conceição. O segundo vai contar com a animação do Ministério de Música da Comunidade Boa Nova.

A procissão segue em direção a ponte do Limoeiro e avenida Norte passando por diversos bairros até a estrada do Morro da Conceição (descida dos ônibus) culminando na praça da comunidade que surgiu com a chegada da imagem da Santa de 3,5 metros, há 114 anos, oriunda de Lourdes, na França, e que hoje é aclamada pelos devotos e devotas de Nossa Senhora como a padroeira do coração do povo recifense, do povo pernambucano.

A missa solene de encerramento da Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro 2018 acontece com a chegada da procissão, e será presidida pelo arcebispo metropolitano de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, e concelebrada pelos padres José Ulysses, reitor do Santuário, e Renato Azevedo, pároco da Igreja. A previsão para início da cerimônia é às 18h.

A expectativa dos organizadores da Festa 2018 é que ao longo deste sábado, dia dedicado a Imaculada Conceição, cerca de 300 mil pessoas visitem o Santuário Nossa Senhora da Conceição, e que 250 mil fieis participem da solene procissão de encerramento da maior festa religiosa de Pernambuco.

Na Festa de 2016, dados da Policia Militar de Pernambuco apontaram um público de 1,5 milhão de pessoas nos 10 dias de festividades a Nossa Senhora da Conceição do Morro.

O comandante da Guarda Municipal do Recife, Marcílio Domingos aponta operação para procissão de encerramento com oito viaturas e 44 agentes distribuídos ao redor do andor de Nossa Senhora da Conceição do Morro, em torno do percurso e na preparação das vias para a passagem dos devotos e devotas de Nossa Senhora da Conceição do Morro. Ao longo deste sábado, 80 profissionais da Guarda da Cidade vão trabalhar na segurança da comunidade e arredores do bairro do Morro da Conceição.

Segundo o coordenador de Área da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Evaldo Alves, o Órgão irá disponibilizar um efetivo composto por 25 batedores e duas viaturas, no total de 29 agentes para a caminhada de encerramento, além de 80 profissionais do trânsito ao longo do dia 08 no entorno e nas vias de acesso ao Morro da Conceição.

De acordo com o tenente coronel da Polícia Militar de Pernambuco, Luciano Nunes da Silva, a PM marca presença no evento com policiais militares a pé, em viaturas, motos, cavalos, além de policiamento com cães e apoio da Operação Drone, com trabalhos executados das 13h à 1h deste domingo (09).  Os trabalhos da Corporação no Morro da Conceição têm início à zero hora do dia 08 e seguem até 1h do domingo, retornando às 13h do mesmo dia até 1h do dia 10 de dezembro.

Já o gerente administrativo financeiro do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) Calos Eduardo Macedo informa que para acompanhar o cortejo, o serviço irá oferecer atendimento médico, com o auxilio de uma viatura e duas motolâncias.

A coordenadora da Saúde de Eventos da Secretaria de Saúde do Recife, Dra. Lélia Moreira, aponta que das 7h do dia 07 ao meio-dia do dia 09 de dezembro acontece um plantão extra com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de uma ambulância do SAMU. O atendimento irá ocorrer na Unidade de Saúde da Família José Bonifácio dos Santos, que fica ao lado do Santuário Nossa Senhora da Conceição.

Este ano, 09 de dezembro coincide com um dia de domingo, e prevendo um grande número de visitantes, o Santuário Nossa Senhora da Conceição acrescenta dois horários de missas, às 11h e 16h, somando assim as tradicionais celebrações das 7h, 9h e 18h.

Serviço:

Sábado (08.12) Dia de Nossa Senhora da Conceição                                                 
0h, 2h, 4h, 6h, 8h, 10h - Missas Palco  
                                                                                    
0h - pe. Adriano Chagas - pároco da Igreja de N. Sra. dos Prazeres - Paulista  
2h - pe. Marcelinho                                                                          
4h - dom Limacêdo - bispo auxiliar da AOR
6h - pe. Renato Azevedo - pároco do Santuário Nossa Senhora da Conceição
8h - pe. Tiago de Melo (CSsR) - pároco da Igreja do Perpétuo Socorro - Madalena - Recife
10h - pe. Damião Silva - pároco da Igreja de Santo Amaro - Jaboatão dos Guararapes
                                                                                                        
1h, 3h, 5h, 7h, 9h - Missas Santuário       
1h - pe. Luis Vieira - superior vice provincial (CSsR)
3h - pe. Marcelo Silva - pároco da Igreja de Sta. Isabel - Alto Santa Isabel       
5h - pe. Marisaldo - pároco da Igreja de Santo Antônio - Carpina
7h - pe. Airon - diretor do Seminário de Afogados de Ingazeira
9h - pe. Jurandir Dias Jr - pároco da Igreja de N. Sra. de Lourdes - Nova Descoberta

10h - Missa e Louvor - Padre Damião Silva e Banda
15h - Show - Padre João Carlos
15h - Grandiosa procissão de encerramento  (Forte do Brum - Morro da Conceição)
18h - Solene celebração eucarística de encerramento da Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro 2018                                                                
Celebrante: dom Fernando Saburido OSB - arcebispo metropolitano de Olinda e Recife