DIVULGADA A PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DO MORRO 2018

Tem início no dia 29 de novembro, a 114ª Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro, no Morro da Conceição, Zona Norte do Recife. A Festa deste ano traz como tema: Nossa Senhora da Conceição do Morro: Somos Igreja do Amor que Nasceu de Ti, em alusão ao Ano do Laicato, celebrado na Igreja do Brasil até o próximo dia 25 de novembro, Solenidade de Cristo Rei.
O Ano do Laicato tem como objetivo geral celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil, aprofundando a identidade, a vocação, a espiritualidade, a missão e o testemunho de Jesus Cristo na Sociedade.
Popularmente conhecida como ‘Festa do Morro’, os festejos em honra a Imaculada Conceição são celebrados entre os dias 29 de novembro a oito de dezembro. Ao longo dos 10 dias de festividades, são rezadas 61 celebrações.

Do dia 30 de novembro a sete de dezembro, as missas acontecem às 7h, 9h, 11h, 14h e 16h, com destaque para a missa do Exército Brasileiro, celebrada no dia 05 de dezembro, às 9h, pelo padre Ivan Medeiros Jr, capelão do Comando Militar do Nordeste. O Novenário é celebrado à noite, às 19h30.

Entre as mudanças estruturais da Festa, os fieis católicos vão contar com uma estrutura para confissões das 08h às 21h, durante os 10 dias de festividades.

No dia da abertura do Novenário, as comemorações têm início com a solene celebração em ação de graças pelos amigos e parceiros da Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro, em evento realizado no Santuário de mesmo nome, às 09h.

A solene procissão da Bandeira abre oficialmente a ‘Festa do Morro’, com concentração a partir das 17h. Uma das novidades da edição 2018 é a mudança do local de partida da procissão de abertura, com saída do Parque Urbano da Macaxeira, Zona Norte da Capital Pernambucana, pontualmente às 18h.

A alteração do local visa a mobilidade das vias entorno do Morro da Conceição, uma vez que o trajeto da procissão dos anos anteriores impactava diretamente no trânsito da região, que tinha saída do Sítio da Trindade, e seguia pela estrada do Arraial e ruas Padre Lemos e Pedro Allain até chegar no largo dom Luiz.

Em 2018, a caminhada segue pela Avenida Norte, largo dom Luiz e Rua Itacoatiara (subida dos ônibus) até a praça da Conceição, local em que a bandeira da Festa é erguida ao som da Banda da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE).

A celebração de abertura do Novenário acontece este ano dentro do Santuário, presidida pelo pároco da Igreja Santa Maria, Mãe de Deus, do bairro da Macaxeira, na mesma região.  A opção por rezar o Novenário dentro do Santuário visa uma maior participação do fieis de Nossa Senhora da Conceição na cerimônia religiosa.

Logo após a abertura solene, o Coral do Movimento Pró-Criança se apresenta dentro da Igreja, às 21h. As apresentações culturais, com shows e louvores, acontecem apenas na abertura, no fim de semana e na véspera do encerramento das festividades em honra a Imaculada Conceição, sendo esses dias os de maior movimento na cidade. 

A medida tem como objetivo a segurança no retorno tranquilo dos fieis para casa. As apresentações ocorrem no palco montado em frente da Igreja do Morro, com exceção do Coral MPC, que acontece dentro do Santuário.
           
Para ver a programação cultural da Festa 2018clique aqui

No dia dedicado a Nossa Senhora da Conceição, 08 de dezembro, a partir da zero hora, as missas são rezadas a cada hora, intercalando celebrações dentro do Santuário e no palco externo das 0h às 10h.


Para saber a programação geral da Festa 2018, clique aqui

A solene procissão de encerramento da Festa tem concentração a partir das 14h. O cortejo tem saída do Forte do Brum, no Cais do Apolo, bairro do Recife, às 15h. Com um percurso de aproximadamente 7 km, a caminhada segue pela ponte do Limoeiro e avenida Norte.

Com foco na segurança e a prevenção de acidentes dos romeiros que participam do caminhar do andor de encerramento da Festa, outra mudança acontece, agora no percurso da procissão de encerramento, que este ano segue até o largo dom Luiz e rua Itacoatiara (subida dos ônibus), em direção a praça do Morro da Conceição. Em edições anteriores, a subida da procissão ocorria pela estrada da Conceição (descida dos ônibus).

O arcebispo metropolitano de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido preside a solene celebração eucarística de encerramento da 114ª Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro, com previsão para o início ás 18h.

Assim como ocorreu em 2017, o acesso a imagem da Santa conta um esquema especial de circulação das pessoas em torno do monumento, com o auxílio de gradis.

Das atividades que antecedem a ‘Festa do Morro 2018’, são rezadas no próximo dia 25 de novembro, missas em ação de graças pelos motoristas e voluntários da Festa, às 09h e 18h, respectivamente.

Este ano, 09 de dezembro coincide com um dia de domingo, e prevendo um grande número de visitantes, o Santuário Nossa Senhora da Conceição acrescenta dois horários de missas, às 11h e 16h, somando assim as tradicionais celebrações das 7h, 9h e 18h.

A popularmente conhecida ‘Festa do Morro’ conta com apoio de diversas secretarias e órgãos das esferas municipal e estadual que auxiliam na execução das atividades antes, durante e após o evento.

Na segurança e prevenção de acidentes, o auxílio ocorre através das Polícias Civil e Militar, Bombeiros Militares e Civis, além da Guarda Municipal e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). No apoio cultural, temos as Secretarias de Cultura do Recife e de Pernambuco, Empetur, Fundarpe e Fundação de Cultura da Cidade do Recife (FCCR).

Na prevenção e combate a exploração infantil a ajuda acontece através do
Do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife.

A organização do comércio fica a cargo da Secretaria Executiva de Controle Urbano (SECON) e o atendimento médico, através da Secretaria de Saúde do Recife e do Serviço de Atendimento móvel de Urgência (SAMU).

Também participam da execução dos serviços a Vigilância Sanitária do Recife, a Secretaria de Meio Ambiente e a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb).


Festa do Morro 2017


Fotos: Fernando Ribeiro

@siganossasenhora