SANTUÁRIO DO MORRO DA CONCEIÇÃO ACOLHE DEVOTOS DE NOSSA SENHORA NA SEMANA SANTA 2017

Foto: Fernando Ribeiro

O Santuário Nossa Senhora da Conceição do Morro, que fica no Morro da Conceição, no Recife, realiza as celebrações religiosas que fazem parte do Tríduo Pascal da Semana Santa. Abaixo os horários e o significado de cada evento:

Dia 13 - Quinta-feira Santa
19h - Última Ceia do Senhor e Lava-Pés.

Dia 14 - Sexta-feira Santa
05h - Via Sacra – saindo da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Alto José do Pinho, até o Santuário do Morro da Conceição.
15h - Celebração da Paixão e Procissão do Senhor Morto
19h - Apresentação do musical ‘Auto da Via Dolorosa’, do Coletivo Ditirambos, que retrata a história da Paixão de Cristo.

Dia 15 - Sábado Santo ou de Aleluia
07h - Ofício da Imaculada Conceição
20h - Vigília Pascal

Dia 16 - Domingo da Ressurreição ou de Páscoa
07h, 09h e 18h – Santa Missa

Quinta-feira Santa: é o dia da Última Ceia de Jesus Cristo com seus Apóstolos, onde Jesus humildemente lavou os pés dos seus 12 discípulos. É no momento do lava-pés que Judas Iscariotes sai, para entregar Jesus em troca das 30 moedas de prata. (Jo 13,1-15) Foi aqui, que Nosso Senhor Jesus Cristo instituiu o Santo Sacrifício como sua eterna memória, e em seu último discurso, encorajou os discípulos a amarem-se uns aos outros. Depois Jesus dirigiu-se ao monte de Getsêmani, tomou consigo três discípulos, e começou a sua agonia nos jardins, onde foi preso pelos judeus. É nesta noite que Jesus é preso, interrogado e ao amanhecer de sexta-feira, açoitado e condenado. A Igreja inicia em vigília ao Santíssimo, relembrando os sofrimentos começados por Jesus nesta noite.
Sexta-feira Santa: relembra o dia em que Nosso Senhor Jesus Cristo é crucificado (após sua prisão, Jesus é julgado e açoitado; recebe a coroa de espinhos na cabeça; é levado á presença de Pilatos, e depois de condenado carrega com a sua própria cruz, até ao monte Calvário; ao meio-dia é crucificado entre dois ladrões e por volta das três da tarde, Jesus morreu… o Seu corpo foi depois retirado da cruz, e colocado num sepulcro cavado na rocha. Neste dia, é praticado o jejum, e a abstinência da carne em sinal de penitência e respeito pela morte de Jesus Cristo.

Sábado Santo ou de Aleluia: Jesus permanece no sepulcro. Na Vigília Pascal, os fiéis ainda estão à espera, na esperança da ressurreição. Neste dia, inicia-se a Vigília Pascal, ao final do dia, e termina com o amanhecer da Páscoa.

Domingo da Ressurreição ou de Páscoa: dia da ressurreição, onde Jesus se levanta de sua sepultura, e vence a morte. É o dia do grande milagre! O dia em que Cristo volta à vida através da Sua Ressurreição de entre os mortos. É o dia em que se celebra a vida, o amor e a misericórdia de Deus.