RESGATE HISTÓRICO DO MORRO DA CONCEIÇÃO SERÁ TEMA DA FESTA DO MORRO 2016

RESGATE HISTÓRICO DO MORRO DA CONCEIÇÃO SERÁ TEMA DA FESTA DO MORRO 2016

Este será o primeiro ano da Festa da Imaculada Conceição sob o título de Santuário Arquidiocesano



A 112ª edição da maior festa católica do Estado de Pernambuco, a tradicional Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro, está sob nova administração a partir deste ano: missionários redentoristas vindos de várias localidades do país acolheram o Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Conceição do Morro, que este ano realiza sua primeira Festa sob o titulo de Santuário.                                                      

A Festa do Morro, como é popularmente conhecida, terá como tema em 2016 “Nossa Senhora da Conceição do Morro, Santuário do Povo” e será celebrada entre os dias 29 de novembro à 08 de dezembro, com 47 missas durante os 10 dias de festa. 

Do dia 30 de novembro a 07 de dezembro, as missas serão celebradas às 07h, 09h, 11h, 14h e 16h. O novenário será celebrado à noite, o qual irá resgatar a história do bairro a partir da chegada da imagem da Virgem da Conceição.

As comemorações a Nossa Senhora da Conceição se iniciam no dia 29 de novembro com a Procissão da Bandeira. A concentração está marcada para às 17h, no Sítio Trindade, de onde o andor sairá pontualmente às 18h. 



A caminhada seguirá pela Estrada do Arraial e pelas Ruas Padre Lemos e Pedro Alain, até o Largo Dom Luiz, subindo o Morro da Conceição pela Rua Itacoatiara (subida dos ônibus) até a Praça da Conceição, onde será celebrada a santa missa campal, presidida pelo Reitor do Santuário, padre Ulysses, e pelo Pároco do Morro da Conceição, Padre Renato Azevedo. 

Logo após, a cantora Fafá de Belém sobe ao palco e abre o ciclo de shows religiosos que este ano irão ocorrer ao longo da Festa, sempre após a celebração do novenário, às 20h30

No dia dedicado a Nossa Senhora da Conceição, dia 08 de dezembro, a partir da zero hora, serão celebradas missas a cada duas horas até às dez da manhã. A tradicional Missa da Aurora será celebrada às 04h.


A procissão de encerramento da Festa terá concentração a partir das 14h. O cortejo sairá do estacionamento da Prefeitura do Recife, no Cais do Apolo, às 15h. Com um percurso de aproximadamente 7 km, a caminhada seguirá pela Ponte do Limoeiro e Avenida Norte em direção ao Morro da Conceição. 



A missa solene de encerramento será campal, presidida pelo arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, com previsão às 18h.





I