O ITALIANO DE CORAÇÃO PERNAMBUCANO

Por Ana Paula Figueirêdo



Uma vida quase inteira dedicada ao sacerdócio. Este é o italiano Dom Bernardino Marchio, de 72 anos de idade e que há 61 ministra os sacramentos da Igreja Católica. 

O filho de uma empregada doméstica e de um agricultor atualmente é Bispo da Diocese de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, e celebrou a missa do segundo dia do novenário de Nossa Senhora da Conceição. 

Ele se encantou pelo ofício através de um exemplo. "O padre da minha paróquia, que ficava perto de Turin, Norte da Itália, certamente me influenciou a seguir a vida sacerdotal. Ele era um verdadeiro exemplo".

A partir dessa admiração, Dom Bernardino acredita que recebeu o chamado de Deus sem nem ao menos saber direito o que era um padre, mas já sentia que aquele seria o seu futuro.  "Entrei no seminário quando eu tinha 11 anos. Com 24 anos já era padre. Em 1975, cheguei em Pernambuco, onde passei por Palmares, Pesqueira, Nazaré da Mata e atualmente estou em Caruaru, terra inclusive do padre José Roberto França". 

Ele não sabe precisar quantas festas do Morro já esteve presente, mas recorda que são pelo menos três. "Sempre recebo o convite com muita felicidade, porque é uma grande comemoração, histórica e famosa até, embora muitas paróquias lá em Caruaru também tenham Nossa Senhora da Conceição como padroeira", disse. 

"Tenho 72 anos de idade, sendo 25 como Bispo, e vou me aposentar obrigatoriamente aos 75. Mas enquanto estiver na missão, vou realizar com alegria", finalizou.

Até lá, muitas festas do Morro da Conceição vão acontecer e espera-se com a participação de Dom Bernardino Marchio, o italiano de coração pernambucano.

Fotos: Ana Valença