ABERTURA DA FESTA DO MORRO 2015 MARCADA PELA DEVOÇÃO POPULAR A NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO


A procissão da bandeira deu início a 111ª Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro, que acontece no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, localizado no Morro da Conceição, Zona Norte do Recife, entre os dias 29 de novembro a 08 de dezembro.

A caminhada teve início no Sítio da Trindade, Zona Norte do Recife, às 18h, seguindo pela Estrada do Arraial, Rua Padre Lemos, Rua Pedro Allain, Avenida Norte, Largo Dom Luiz e subindo o Morro da Conceição pela Rua Itaquatiara, por onde os ônibus sobem. Todo o trajeto foi conduzido pelo pároco do Morro da Conceição, Padre José Roberto França, que celebrou a primeira missa da Festa 2015.

A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano, a CTTU, acompanhou todo o trajeto da Procissão, com 16 batedores. A Polícia Militar distribuiu 80 policiais ao longo do cortejo, bem como nos arredores da Igreja do Morro, garantido a segurança do evento.

Com o tema “Maria, Reflexo da Divina Misericórdia” a Festa do Morro, como é popularmente conhecida, traz a tona à devoção mariana do povo pernambucano. A partir de hoje, serão celebradas 55 missas nos próximos nove dias, com o ápice no próximo oito de dezembro, data que se comemora o dia da Imaculada Conceição, com missas a cada duas horas.

A Procissão de encerramento da 111ª Festa do Morro sairá às 15h do Forte do Brum, no Recife Antigo, em direção ao Morro da Conceição. Cerca de oito quilômetros de uma caminhada de fé irá tomar conta da Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar. 

A missa solene será celebrada pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, às 18h. Na ocasião, será assinado o decreto que irá elevar a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Santuário Arquidiocesano.

Fotos: Ana Valença