Multidão de devotos marca presença na primeira missa do domingo

Centenas de fiéis marcaram presença na primeira celebração do segundo dia do novenário da Festa da Imaculada Conceição de Maria do Morro, que acontece no Morro da Conceição, Zona Norte do Recife, às 07 horas da manhã.  A celebração foi presidida pelo pároco da Igreja do Morro, padre José Roberto França. Famílias inteiras anteciparam a visita ao Santuário, que tradicionalmente ocorre no dia da Santa, 08 de dezembro.

Entre essas famílias, estava a de seu Rogério e dona Edith Silva, moradores do bairro de Peixinhos, em Olinda. Eles vieram junto com as filhas Maria Olívia e Silvana em agradecimento a Santa por uma graça de cura. “Desde muito pequena, minha filha Silvana sofria com bronquite. Vim aqui no Santuário há dez anos e pedi a Santa pela cura dela. No mesmo ano, Silvana não mais tossia como antes”. Histórias semelhantes. Relatos de devoção. Agradecimentos e pedidos. Assim será ao longo dos dez dias de Festa da Imaculada Conceição de Maria.

NOTA: Durante a 110ª Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro, que acontece até o próximo dia 08 de dezembro, serão celebradas 56 missas, às 07h, 09h, 11h, 14h, 16h e a missa do novenário às 19h.

Fé e emoção tomam conta na abertura das festividades da 110º Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro


A Procissão da Bandeira deu início às festividades da 110ª Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro, que acontece no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, localizado no Morro da Conceição, Zona Norte do Recife, entre os dias 29 de novembro a 08 de dezembro.

A caminhada teve início no Sítio da Trindade, Zona Norte do Recife, às 18h, seguindo pela Estrada do Arraial, Rua Padre Lemos, Rua Pedro Allain, Avenida Norte e subindo o Morro da Conceição pela Rua Itaquatiara, por onde os ônibus sobem. Todo o trajeto foi conduzido pelo pároco do Morro da Conceição, Padre José Roberto França, que celebrou a primeira missa da Festa deste ano.

A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano, a CTTU, acompanhou todo o trajeto da Procissão, com 15 agentes.  A Polícia Militar também participou do evento com aproximadamente 30 homens na segurança do evento.



Há dois anos, Jose Hélio Barbosa Leal, comerciante de 32 anos faz a doação dos andores das procissões da bandeira e de encerramento. Com emoção, ele relata a alegria em participar da Festa. “Ela tem me abençoado muito. Tudo que peço, Ela me dá. Acho que isso é o mínimo que faço”. Para encerrar a grande noite, show da cantora Elba Ramalho que encantou a todos os presentes.

Assim como no ano anterior, o gesto concreto da Festa do Morro 2014 será a construção da Igreja de São José Operário, que terá sede na Rua Alto José Bonifácio, no bairro de mesmo nome, Zona Norte do Recife.

Com o tema “Maria, Mãe Imaculada” a Festa do Morro, como é popularmente conhecida, começa trazendo fé, esperança e devoção. Serão 56 missas celebradas até o dia 8 de dezembro, data que se comemora o dia da Santa. A procissão de encerramento sairá às 15h do Forte do Brum, no Recife Antigo, em direção ao Morro da Conceição. Serão 8 km de extensão da Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar. A missa solene será celebrada pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, às 18h.

*Fotos: Ana Paula Valença

Contagem regressiva para a abertura da Festa do Morro 2014

Tem início no próximo sábado, dia 29, a abertura das festividades da 110ª Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro, que acontece no Morro da Conceição, Zona Norte do Recife. A procissão de abertura terá concentração a partir das 17h, no Sítio Trindade, local de onde o andor sairá pontualmente às 18h.

A caminhada seguirá pela Estrada do Arraial e pelas Ruas Padre Lemos e Pedro Alain, até o Largo Dom Luiz, subindo o Morro da Conceição pela Rua Itacoatiara (subida dos ônibus) até a Praça da Conceição, onde será celebrada a Santa Missa campal, presidida pelo pároco do Morro da Conceição, Padre José Roberto França.

Logo após, a cantora Elba Ramalho sobe ao palco e abre o ciclo de shows religiosos que vão acontecer até o dia 06 de dezembro, sempre às 20h30. Com o tema ‘“Maria, Mãe Imaculada”, a Festa do Morro, como é popularmente conhecida, irá celebrar 56 missas ao longo dos dez dias de Festa, culminando no dia 08 de dezembro, dia da Imaculada Conceição de Maria.

Este ano, comemoram-se os 160 anos do Dogma da Imaculada Conceição, que foi proclamado pelo então Papa Pio XI no ano de 1854 e confirmado nas aparições de Lourdes, na França. AS comemorações do cinquentenário desta doutrina deu origem ao Bairro do Morro da Conceição, no ano de 1904.  Para comemorar a data, a Paróquia do Morro da Conceição lançou 160 quadros exclusivos em alusão aos 160 anos do dogma da Imaculada Conceição de Maria.

Devido às comemorações do dogma, a Festa do Morro deste ano irá homenagear 160 mulheres que foram batizadas com nomes de Maria da Conceição, Conceição de Maria ou Imaculada Conceição como forma de agradecimento a Nossa Senhora da Conceição por graças alcançadas. A celebração solene com as homenageadas da Festa irá ocorrer no primeiro domingo do novenário, dia 30 de novembro, às 19h.

 
Em memória ao escritor Ariano Suassuna, falecido em julho desse ano, ao ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, ao jornalista Carlos Percol, ao fotógrafo Alexandre Severo, ao cinegrafista Marcelo Lyra e às demais vítimas do acidente aéreo fatal ocorrido no último mês de agosto, a paróquia do Morro da Conceição realizará uma missa de homenagem especial, no dia 01 de dezembro, segunda-feira, às 19h.

O gesto concreto da 110ª Festa de Nossa Senhora da Conceição permanece a construção, iniciada no ano passado, da Igreja de São José Operário, no Alto José Bonifácio, Zona Norte do Recife. A obra está bem adiantada, mas ainda faltam muitas etapas para a finalização do projeto. A Paróquia do Morro da Conceição assumiu esse compromisso, mas a participação da comunidade é fundamental para o andamento deste projeto. As doações podem ser feitas através do Banco Bradesco, agência 3205-0, conta 481415-0.


NOTA:

História - A “Festa do Morro”, como é conhecida popularmente, teve origem a partir das comemorações do cinquentenário do dogma da Imaculada Conceição no Brasil em 1904, quando foi inaugurado o monumento a Nossa Senhora da Conceição. Desde então, a data se tornou feriado municipal.

Imagem - A imagem foi trazida da França em um navio em 1904, mede 5,5 metros de altura e pesa 1806 kg. Representa Maria Santíssima, toda vestida de branco e envolvida em um manto azul. Simboliza a passagem bíblica do livro do Gênesis (3,15), onde Deus diz: "Porei inimizade entre ti e a Mulher, entre a tua descendência e a dela. Tu lhe ferirás o calcanhar e ela te esmagará a cabeça". A imagem mostra Maria de pé sobre o globo terrestre, com as mãos unidas em oração e uma cobra sendo esmagada pelos pés e tem sua face voltada para a igreja matriz, numa posição privilegiada, onde pode ser vista de várias partes do Recife.

Sobre o quadro - Medindo 44 cm x 56 cm, cada peça traz a réplica do busto da imagem de Nossa Senhora da Conceição confeccionado em resina e com os olhos de vidro, com molduras em madeira trabalhada.   A obra de arte é assinada pelo artista mineiro Luís Leal.

Complexo Comunitário São José Operário - Localizado no Alto José Bonifácio, Zona Norte do Recife, a Paróquia do Morro da Conceição está construindo a Igreja de São José Operário. O Complexo Social contará com uma casa paroquial e salas de atendimento social para a comunidade. A obra da construção da Igreja de São José Operário segue a todo vapor e precisa da sua ajuda para a conclusão. As doações podem ser feitas através do Banco Bradesco, agência 3205-0, conta 481415-0.

Benção Especial para os voluntários da Festa do Morro 2014

Foi realizada na noite deste domingo (23) que antecede o início da 110ª Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro, uma benção especial aos cerca de 500 voluntários que irão trabalhar nas barracas de produtos oficiais da festa, de lanches, na limpeza, no monumento, na segurança e na acolhida de todos aqueles que vão render graças a Nossa Senhora da Imaculada Conceição durante o novenário.

Kátia Ferreira, 38 anos, técnica em laboratório, há mais de dez anos é voluntária da Festa do Morro, atuando em várias frentes. Este ano, ela estará na coordenação do monumento e nos fala da motivação de executar esta tarefa. “Sirvo a Deus na pessoa de Nossa Senhora e nos irmãos.” Exalta.

O casal Luciano e Karla Patrícia de Aguiar, casados há 20 anos, estarão presentes na Festa como voluntários pela segunda vez. Eles relatam que foi através de uma graça alcançada depois de um pedido feito a Nossa Senhora da Conceição que eles decidiram participar mais assiduamente da Paróquia. “ Pedimos a Nossa Senhora um livramento financeiro e como agradecimento vamos trabalhar na Festa até quando Ela quiser.” Concluiu com alegria o casal.

A missa em ação de graças foi celebrada pelo pároco do Morro da Conceição, Padre José Roberto França, que ao final da celebração, proferiu uma benção especial aos homens e mulheres que com devoção e fé dedicarão um tempo da vida deles em prol da Festa do Morro 2014, considerado o maior evento religioso da Arquidiocese de Olinda e Recife.

Nota: A 110ª Festa do Morro, como é popularmente conhecida, ocorrerá entre os dias 29 de novembro e 08 de dezembro e terá como tema ‘Maria, Mãe Imaculada’.

O novenário terá início no próximo sábado (29), às 18h, com a Procissão da Bandeira saindo do Sítio da Trindade, na Estrada do Arraial, Zona Norte do Recife em direção ao Morro da Conceição, na mesma cidade.

Logo em seguida às 19h, uma celebração eucarística será presidida pelo pároco do Morro, padre José Roberto França, e abrindo a programação cultural da Festa deste ano, a cantora Elba Ramalho irá se apresentar com repertório de músicas católicas, em homenagem a Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

*Foto: Ana Paula Valença

Mais dois quadros-busto da Imaculada são entregues aos devotos de Nossa Senhora da Conceição

O quadro comemorativo pela passagem dos 160 anos do dogma da Imaculada Conceição de Maria foi entregue a mais dois devotos na missa especial de bênção aos motoristas e taxistas, neste domingo (23).

Com isso, sobe para 40 o número de pessoas já foram contempladas com a obra de arte, cuja venda será totalmente revertida para a Construção do Complexo Comunitário São José Operário, localizado no Alto José Bonifácio, Zona Norte do Recife.

Uma das duas pessoas que recebeu o quadro neste domingo (23) foi a economista aposentada Lúcia de Fátima Lucena, de 61 anos. “Sou muito devota de Nossa Senhora da Conceição, já alcancei milagres com Ela, e por isso para mim é uma felicidade muito grande ter essa imagem belíssima na minha casa”, enfatizou.

Padre José Roberto França reforça a dimensão que a venda desses quadros representa. “É uma peça maravilhosa que faz alusão aos 160 anos do dogma e um sinal de fé, amor e carinho a Nossa Senhora. Esse quadro tem não só a representação dessa data, como também no trabalho em prol da construção do complexo social no Alto José Bonifácio”.

Ao todo, serão produzidas 160 réplicas do busto da Imaculada, com assinatura do artista mineiro Luís Leal. Outras informações pelo telefone da secretaria da paróquia: (81)3268-9255.

Motoristas e taxistas são homenageados em missa especial no Morro da Conceição

A menos de uma semana para o início da 110ª edição da tradicional Festa de Nossa Senhora da Conceição, motoristas e taxistas tiveram uma Missa especial, na manhã deste domingo (23), na Paróquia do Morro da Conceição, Zona Norte do Recife.

O pároco da igreja, padre José Roberto França, destacou a função desses profissionais na vida da sociedade. “É nossa a alegria de poder rezar por todos os motoristas e taxistas, porque eles fazem um trabalho maravilhoso nas ruas da nossa cidade, que nos assistem nas horas que mais precisamos: para o nosso lazer, nosso trabalho, se estamos doentes são eles que nos transportam. Nessa bênção especial desejamos que eles possam sustentar as famílias deles com o fruto desse trabalho e que Deus os proteja de todos os perigos”, disse.

Além de transportar as pessoas, os motoristas e taxistas também somam forças na divulgação da festa. Na ocasião, os adesivos foram aplicados em dezenas de veículos que vão circular pelo Grande Recife nos próximos dias. Um desses motoristas é o eletricista Geraldo Fernandes, de 36 anos. “Esse já é o terceiro ano consecutivo que coloco o adesivo. Eu mesmo tomo a iniciativa de procurar e poder contribuir com essa divulgação, pois sou devoto de Nossa Senhora da Conceição e sempre trago minha filha para receber a bênção”, falou entusiasmado.

A gerente de vendas Cintia Mendonça também está ajudando a massificar a festa, que já atingiu a marca de um milhão de fieis ao longo do novenário. “Minha mãe é devota, inclusive ela tem o nome Maria da Conceição com muito orgulho, e todos os domingos eu venho ao Morro. Ela vai adorar esse adesivo!”, finaliza.

Na noite deste domingo (23), será celebrada uma Missa especial de bênção aos 500 voluntários que vão trabalhar na 110ª Festa do Morro da Conceição, de 29 de novembro a 08 de dezembro. A celebração será às 18h.

"Anjo Surfista" do Rio de Janeiro pode ser beatificado

O Vaticano autorizou a abertura de processo para a beatificação de Guido Schäffer, médico e seminarista nascido em Volta Redonda cidade no sul fluminense, e morto em maio de 2009, aos 34 anos. O pedido foi feito em maio deste ano pela Arquidiocese do Rio, que recebeu a resposta no fim de outubro e a anunciou nesta segunda-feira (10). Agora a Arquidiocese vai instalar um tribunal para dar início ao processo.

Para conceder o título de beato a uma pessoa, a Igreja Católica exige, entre outros requisitos, a comprovação de um milagre relacionado ao candidato. Essa condição só é dispensada em caso de martírio. A beatificação é considerada um passo anterior à canonização, processo em que a pessoa é declarada santa. Para isso é necessário comprovar mais um milagre ligado ao candidato.

Guido morava em Copacabana (zona sul do Rio) e era médico, seminarista e surfista. Havia cursado Medicina na Faculdade Técnica Educacional Souza Marques, de 1993 a 1998, e fez residência em clínica médica na Santa Casa, de 1999 a 2001.

Cursou Filosofia (2002 a 2004) e Teologia (2006 e 2007) no Instituto de Filosofia e Teologia do Mosteiro de São Bento, no Rio. Em 2008, ingressou no Seminário São José para concluir o curso de teologia e cumprir o período mínimo de vida no seminário necessário para a ordenação sacerdotal. Nesse tempo todo, Guido organizou diversos grupos de oração.

Em 1º de maio de 2009, ano em que concluiria o seminário, foi à praia da Barra da Tijuca (zona oeste) para surfar e comemorar com amigos o casamento de um deles, marcado para o dia seguinte. Numa manobra acidentada, a prancha atingiu a nuca de Guido, que morreu.

Desde a morte, começou a ser atribuída a Guido a fama de milagreiro. Seu túmulo no cemitério São João Batista, em Botafogo (zona sul), costuma ser visitado por romeiros. A vida de Guido foi registrada no livro "O Anjo Surfista". Um site em sua homenagem recebe ao menos mil visitas por mês, segundo os organizadores.

D. Roberto Lopes, delegado episcopal para a Causa dos Santos da Arquidiocese do Rio, será responsável por reunir material que comprove o milagre operado por intercessão de Guido. Relatos de cura já chegaram ao conhecimento de d. Roberto, a quem caberá reunir as provas.

Fonte: Diario de Pernambuco

110ª Festa do Morro da Conceição inova na homenagem dessa edição

Por causa dos 160 anos do Dogma de Maria, 160 mulheres serão homenageadas nesta edição da festa.

A 110ª edição da maior festa católica do Estado de Pernambuco, a tradicional Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro, este ano tem muito que celebrar: são 160 anos da Proclamação do dogma da Imaculada Conceição de Maria, 110 anos da chegada da imagem de Nossa Senhora da Conceição ao Morro e, ainda, a elevação da Paróquia do Morro a condição de Santuário Arquidiocesano. Este ano, a Festa do Morro terá como tema “Maria, Mãe Imaculada” e será celebrada com 56 missas durante 10 dias de festa, de 29 de novembro a 08 de dezembro.

As comemorações a Nossa Senhora da Conceição se iniciam no dia 29 de novembro com a procissão da Bandeira. A concentração está marcada para as 17h, no Sítio Trindade, de onde o andor sairá pontualmente às 18h. A caminhada seguirá pela Estrada do Arraial e pelas Ruas Padre Lemos e Pedro Alain, até o Largo Dom Luiz, subindo o Morro da Conceição pela Rua Itacoatiara (subida dos ônibus) até a Praça da Conceição, onde será celebrada a santa missa campal, presidida pelo pároco do Morro da Conceição, Padre José Roberto França. Logo após, a cantora Elba Ramalho sobe ao palco e abre o ciclo de shows religiosos que vão acontecer até o dia 06 de dezembro, sempre às 20h30.

Em 2014, comemoram-se os 160 anos do dogma da Imaculada Conceição, que foi proclamado pelo então Papa Pio XI no ano de 1854 e confirmado nas aparições de Lourdes, na França. Esta doutrina deu origem ao Bairro do Morro da Conceição, quando no ano de 1904, entre as comemorações do cinquentenário do dogma, chega a capital pernambucana uma imagem da Imaculada Conceição de Maria, a mesma imagem que se encontra hoje no Morro da Conceição.

Pensando nisso, a Festa do Morro deste ano inova na homenagem, que sempre faz menção a uma instituição e uma personalidade de fé. Por causa dos 160 anos do dogma da Imaculada Conceição, nada mais justo do que prestar essa homenagem a 160 mulheres que receberam através do batismo nomes relacionados a esta preceito. Elas levam nomes como Maria da Conceição, Conceição de Maria ou Imaculada Conceição como forma de agradecimento a Nossa Senhora da Conceição por graças alcançadas. A escolha delas está acontecendo através de inscrição no blog da Festa do Morro, no www.morrodaconceicao.com.br. A celebração solene com as homenageadas da Festa irá ocorrer no primeiro domingo do novenário, dia 30 de novembro, às 19h.

Ainda dentro da programação do novenário, em memória ao escritor Ariano Suassuna, falecido em julho desse ano, ao ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, ao jornalista Carlos Percol, ao fotógrafo Alexandre Severo, ao cinegrafista Marcelo Lyra e às demais vítimas do acidente aéreo fatal ocorrido no mês de agosto, a paróquia do Morro da Conceição realizará uma missa, no dia 01 de dezembro, segunda-feira, às 19h. A celebração será proferida pelo Padre José Roberto França. “A missa em lembrança a toda essa perda é mais que merecida. Ariano deixou uma vasta e rica obra que enaltece a cultura popular nordestina, mostrando de uma forma bem particular os costumes e religiosidade da nossa gente. Eduardo Campos, enquanto governador trabalhou para o desenvolvimento do Estado e do povo pernambucano. Todo ano ele subia o Morro durante a festa de Nossa Senhora da Conceição. Este ano, a saudade vai preencher o vazio da ausência”, afirma Padre Roberto.

No dia 08 de dezembro, dia dedicado a Nossa Senhora da Conceição, haverá a procissão de encerramento do novenário, com a concentração marcada para 14h30. O cortejo sairá do Forte do Brum, área central do Recife, às 15h. Com um percurso de aproximadamente 7 km, a caminhada seguirá pela Ponte do Limoeiro e Avenida Norte em direção ao Morro da Conceição. A missa solene de encerramento será campal, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife Dom Fernando Saburido, que na ocasião irá elevar a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição a categoria de Santuário.

O gesto concreto da 110ª Festa de Nossa Senhora da Conceição permanece na construção da Igreja de São José, iniciada no ano passado. A obra está bem adiantada, mas ainda faltam muitas etapas para a finalização do projeto. A igreja, localizada no Alto José Bonifácio, no bairro de Casa Amarela, contará com Casa Paroquial e salas de atendimento social para a comunidade. A Paróquia do Morro da Conceição assumiu esse compromisso, mas a participação da comunidade é fundamental para o andamento deste projeto. As doações podem ser feitas através do Banco Bradesco, agência 3205-0, conta 481415-0.


História - A “Festa do Morro”, como é conhecida popularmente, teve origem a partir da comemoração do cinquentenário do dogma da Imaculada Conceição no Brasil em 1904, quando foi inaugurado o monumento a Nossa Senhora da Conceição. Desde então, a data se tornou feriado municipal.

Imagem - A imagem foi trazida da França em um navio em 1904, mede 5,5 metros de altura e pesa 1806 kg. Representa Maria Santíssima, toda vestida de branco e envolvida em um manto azul. Simboliza a passagem bíblica do livro do Gênesis (3,15), onde Deus diz: "Porei inimizade entre ti e a Mulher, entre a tua descendência e a dela. Tu lhe ferirás o calcanhar e ela te esmagará a cabeça". A imagem mostra Maria de pé sobre o globo terrestre, com as mãos unidas em oração e uma cobra sendo esmagada pelos pés e tem sua face voltada para a igreja matriz, numa posição privilegiada, onde pode ser vista de várias partes do Recife.


PROGRAMAÇÃO CULTURAL

Dando continuidade ao projeto dos últimos anos, a programação cultural terá a participação apenas de shows religiosos, o que confirma o real cunho da Festa de Nossa Senhora da Conceição. Católica atuante, a cantora paraibana Elba Ramalho será a atração cultural de abertura da 110ª Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro. A apresentação acontece no dia 29 de novembro, a partir das 20h30. Os shows sempre terão início logo após a missa das 19h, entre os dias 29 de novembro e 06 de dezembro, no palco montado na Praça da Conceição, em frente à paróquia.


ATRAÇÕES

29.11.14 – Sábado
Elba Ramalho

30.11.14 - Domingo
DJ Ronny Moura

01.12.14 – Segunda
Morro desce a Ladeira

02.12.14 - Terça
Pe. Braulio e Banda

03.12.14 – Quarta
Frei  Damião e Banda

04.12.14 – Quinta
Tribos de Jacó

05.12.14 – Sexta
Banda Luminus

06.12.14 – Sábado
Banda São Francisco

07.12.14 - Domingo
Canta PE