A caminhada teve início no Sítio da Trindade, Zona Norte do Recife, às 18h, seguindo pela Estrada do Arraial, Rua Padre Lemos, Rua Pedro Allain, Avenida Norte e subindo o Morro da Conceição pela Rua Itaquatiara, por onde os ônibus sobem. Todo o trajeto foi conduzido pelo pároco do Morro da Conceição, Padre José Roberto França, que celebrou a primeira missa da Festa deste ano.
A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano, a CTTU, acompanhou todo o trajeto da Procissão, com 15 agentes. A Polícia Militar também participou do evento com aproximadamente 30 homens na segurança do evento.
Há dois anos, Jose Hélio Barbosa Leal, comerciante de 32 anos faz a doação dos andores das procissões da bandeira e de encerramento. Com emoção, ele relata a alegria em participar da Festa. “Ela tem me abençoado muito. Tudo que peço, Ela me dá. Acho que isso é o mínimo que faço”. Para encerrar a grande noite, show da cantora Elba Ramalho que encantou a todos os presentes.
Assim como no ano anterior, o gesto concreto da Festa do Morro 2014 será a construção da Igreja de São José Operário, que terá sede na Rua Alto José Bonifácio, no bairro de mesmo nome, Zona Norte do Recife.
Com o tema “Maria, Mãe Imaculada” a Festa do Morro, como é popularmente conhecida, começa trazendo fé, esperança e devoção. Serão 56 missas celebradas até o dia 8 de dezembro, data que se comemora o dia da Santa. A procissão de encerramento sairá às 15h do Forte do Brum, no Recife Antigo, em direção ao Morro da Conceição. Serão 8 km de extensão da Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar. A missa solene será celebrada pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, às 18h.
*Fotos: Ana Paula Valença