Fé e emoção tomam conta na abertura das festividades da 110º Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro


A Procissão da Bandeira deu início às festividades da 110ª Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro, que acontece no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, localizado no Morro da Conceição, Zona Norte do Recife, entre os dias 29 de novembro a 08 de dezembro.

A caminhada teve início no Sítio da Trindade, Zona Norte do Recife, às 18h, seguindo pela Estrada do Arraial, Rua Padre Lemos, Rua Pedro Allain, Avenida Norte e subindo o Morro da Conceição pela Rua Itaquatiara, por onde os ônibus sobem. Todo o trajeto foi conduzido pelo pároco do Morro da Conceição, Padre José Roberto França, que celebrou a primeira missa da Festa deste ano.

A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano, a CTTU, acompanhou todo o trajeto da Procissão, com 15 agentes.  A Polícia Militar também participou do evento com aproximadamente 30 homens na segurança do evento.



Há dois anos, Jose Hélio Barbosa Leal, comerciante de 32 anos faz a doação dos andores das procissões da bandeira e de encerramento. Com emoção, ele relata a alegria em participar da Festa. “Ela tem me abençoado muito. Tudo que peço, Ela me dá. Acho que isso é o mínimo que faço”. Para encerrar a grande noite, show da cantora Elba Ramalho que encantou a todos os presentes.

Assim como no ano anterior, o gesto concreto da Festa do Morro 2014 será a construção da Igreja de São José Operário, que terá sede na Rua Alto José Bonifácio, no bairro de mesmo nome, Zona Norte do Recife.

Com o tema “Maria, Mãe Imaculada” a Festa do Morro, como é popularmente conhecida, começa trazendo fé, esperança e devoção. Serão 56 missas celebradas até o dia 8 de dezembro, data que se comemora o dia da Santa. A procissão de encerramento sairá às 15h do Forte do Brum, no Recife Antigo, em direção ao Morro da Conceição. Serão 8 km de extensão da Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar. A missa solene será celebrada pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, às 18h.

*Fotos: Ana Paula Valença