Um projeto social movimenta o Morro da Conceição desde 2011. Os Atletas de Cristo aprendem as técnicas das artes marciais através do respeitado mestre Valdir Cavalcanti, que se dedica ao esporte há 40 anos.
"Cheguei no Morro da Conceição através de um dos coordenadores da festa, Claudemir Dias, que tinha vontade de ocupar os jovens da comunidade com algum esporte junto com acompanhamento de um profissional", disse o mestre, que possui o 10º DAN, nível máximo das artes marciais.
Orgulhoso, mestre Valdir comentou que 10 alunos do Morro da Conceição foram campeões no Campeonato Pernambucano de Artes Marciais, ocorrido no último dia 30 de novembro. Esse acaba sendo o resultado de anos de experiência. "Fui professor do SESC, orientei funcionários de empresas particulares de segurança, além de ser o instrutor da Polícia Ferroviária Federal", completou.
1,60m de altura esconde a grandiosidade da missão desse atleta de Cristo. Atualmente, o mestre ensina gratuitamente cerca de 180 jovens do Morro da Conceição, às terças e quintas, das 9h às 11h e das 15h às 18h, em um espaço cedido pela paróquia. "Padre José Roberto França pensa muito na melhoria de vida dos jovens, por isso não foi difícil conseguir esse apoio dele", finalizou mestre Valdir.
*Fotos: Ana Paula Valença e arquivo pessoal do atleta.