Romarias de várias partes de Pernambuco visitaram o Santuário neste domingo (10)

Fieis de várias partes de Pernambuco aproveitaram a folga do domingo, dia que todo cristão dedica ao Nosso Senhor Jesus Cristo, para visitar o santuário de Nossa Senhora da Conceição. Algumas romarias marcaram presença, como as de Vitoria de Santo Antão (Zona da Mata Sul), Limoeiro e Surubim, ambas do Agreste pernambucano.

Grupo de Vitória de Santo Antão visita Santuário
de Nossa Senhora da Conceição pela primeira vez
Ônibus cheios trouxeram pessoas que vieram pela primeira vez ao Morro da Conceição, como foi o caso da costureira e manicure Maria Aureliana de Arruda. Ela veio com o casal de filhos de 8 e 12 anos e enfrentou uma viagem de 130 km até a capital do Estado. "Vim com a romaria de Surubim e achei esse lugar muito bonito. Certamente pretendo voltar outras vezes", avaliou. Já a coordenadora dessa mesma romaria, Terezinha Firmina da Silva, de 81 anos, já frequenta o Morro há 8 anos e ela diz o motivo: "o que você pede a Nossa Senhora, Ela realiza. É importante ser romeiro e enquanto eu puder, venho para agradecê-la por tudo".

Outra romaria que marcou presença e recebeu a bênção do padre José Roberto França, pároco do Morro da Conceição, foi a que veio de Vitória de Santo Antão. O grupo esteve no santuário graças a três pessoas: Maria de Jesus Gomes, de 75 anos, que é presidente do Grupo Melhor Idade de Vitória, Maria Diva de Oliveira Araújo e a prefeitura do município. Maria Diva é ex-funcionária do executivo e conseguiu o apoio da prefeitura, que cedeu um ônibus aos romeiros. Essa foi a primeira vez, em 15 anos de existência do grupo, que veio ao santuário
.
Terezinha, de 81 anos, posa com Padre José Roberto França
Os fieis de Limoeiro visitaram o Morro da Conceição graças ao motorista Adriano Lima, que há 10 anos faz uma espécie de rota da fé no Recife e Olinda. "Nós tiramos o domingo para levar as pessoas que rezam e pagam promessa ao Convento de São Félix de Cantalice, no bairro do Pina, Zona Sul da capital, ao santuário da Mãe Rainha, em Ouro Preto, na cidade de Olinda, e o Morro da Conceição não poderia ficar de fora desse passeio de fé", opina Adriano.

Todos estão convidados para a 109ª Festa de Nossa Senhora da Conceição, que vai acontecer de 29 de novembro, quando sairá a procissão da Bandeira do Sítio Trindade, no bairro de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, até 08 de dezembro, Dia de Nossa Senhora da Conceição, que encerra o novenáro com uma grandiosa procissão saindo esse ano do Forte do Brum, no bairro do Recife, até o Morro da Conceição, onde será celebrada uma Missa Solene pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.

Fotos: Ana Paula Valença