Fé e doação marcam Missa dos Voluntários da festa de Nossa Senhora da Conceição

Foi celebrada na noite do último domingo (18), a Missa Especial em homenagem aos cerca de 500 voluntários que vão trabalhar na 108ª Festa de Nossa Senhora da Conceição. A solenidade foi celebrada pelo pároco da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Padre José Roberto França.

Na ocasião, Padre Roberto aproveitou para ressaltar que o trabalho dos voluntários é fundamental para o sucesso do evento. “É importante à participação de cada um de vocês com muita alegria, acolhendo a todos que chegam ao Morro da Conceição para participar da festa da Santa”.



Álamo Albuquerque Barbosa, 43 anos, morador do bairro de Casa Amarela, é voluntário há oito anos e fala com emoção sobre o trabalho realizado durante os dias da festa, “Ela é nossa mãe e que nos protege junto com Jesus. Quero ser voluntário até quando tiver forças”, afirma. Ele trabalha como segurança da imagem da Santa nas procissões da bandeira e de encerramento e também na secretária da paróquia durante os dez dias do evento.

Outro voluntário é o auxiliar administrativo José Carlos Lopes, 40 anos, ele é coordenador de ornamentação da igreja e há 10 anos prepara o andor de abertura e de encerramento do evento. “Este é um dom que Deus me deu. Faço primeiramente por Ele e segundo por Nossa Senhora”, declara.

José Carlos relata como é realizada a confecção do andor: “É um trabalho em equipe composto por marceneiro e ferreiro. Eles montam o desenho feito por mim e finalizado pelo Silvio, outro voluntário, que também me ajuda na decoração com as flores”. Ele também é responsável pelos andores das procissões que acontecem todo dia oito de cada mês nas ruas entorno da Igreja.

Padre José Roberto aproveitou a ocasião para lembrar o lançamento do Livro: “As pés da Santa, a História de um Povo”, escrito por Severina Paiva de Santana, a Dona Sevi, uma das homenageadas da Festa deste ano. O evento acontece na próxima quarta-feira (21).

Outro evento que antecede a festa é a Vigília de oração pela festa, realizada pela Comunidade Católica Obra de Maria, que acontece no próximo sábado (24) a partir das 22h até as 5h do domingo (25).

Padre José Roberto França divulga Festa do Morro 2012 na TV NOVA

Na tarde desta terça-feira (13), o padre José Roberto França, pároco do Morro da Conceição, participou do Programa Samir Abou Hana, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 13h às 14h pela TV NOVA NORDESTE.

Durante a participação, o Padre José Roberto divulgou os homenageados da Festa 2012: o Real Hospital Português de Beneficência, pelos serviços prestados para a sociedade pernambucana e a Sra. Severina Paiva de Satana, a Dona Sevi, moradora do Morro da Conceição e que este ano lançará um livro no próximo dia 21 de novembro.

Celebração especial para os taxistas, motoristas e imprensa movimentou o Santuário de Nossa Senhora da Conceição

No último domingo, 11 de novembro, foi celebrada na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, Zona Norte do Recife, Missa em ação de graças aos motoristas e taxistas. A celebração deste ano teve um diferencial: a imprensa também foi homenageada durante a celebração.

De acordo com Padre José Roberto França, administrador paroquial do Morro, essa celebração é muito justa e merecida. Ele explica o motivo da homenagem, “Os motoristas são os grandes responsáveis pelo transporte das pessoas ao Santuário e fazem parte do contexto da Festa de Nossa Senhora da Conceição, contribuindo de forma direta para o sucesso do evento”, afirma. “Nada mais justo do que essa homenagem”, completa Pe. Roberto.

O taxista José Roberto, de 54 anos, declarou que todo ano vai a Festa do Morro, desde os 20 anos de idade, e que se sente bastante emocionado e honrado com a homenagem.

Nesta celebração, a imprensa também foi homenageada pelo trabalho que realiza durante os 10 dias de Festa. O Padre José Roberto fala sobre a motivação da comunidade em rezar pela imprensa, “Eles são os grandes divulgadores, verdadeiros parceiros da Festa do Morro”, declara.

A celebração já faz parte das ações da 108ª edição da Festa de Nossa Senhora da Conceição, que acontecerá de 29 de novembro a 08 de dezembro, na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, no Morro da Conceição.

Em 2012, a Festa será marcada por ações concretas e de foco social voltada para as vítimas da seca no interior de Pernambuco. Serão realizadas arrecadações de donativos que serão entregues as famílias do Agreste e Sertão do Estado, que sofrem com a estiagem deste ano.

Divulgada Programação da Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro 2012


Em um evento realizado no Santuário de Nossa Senhora Conceição, Zona Norte do Recife, foi divulgado para toda a imprensa presente os detalhes da programação da 108ª Festa de Nossa Senhora da Conceição, que acontece entre os dias 29 de novembro a 08 de dezembro de 2012.

Durante a apresentação foram mostrados os horários das celebrações, os padres e os bispos que irão celebrar durante todas as noites de Festa, a programação cultural, entre outras informações.

Foi divulgado também o lançamento do livro ”Aos Pés da Santa, a História de um Povo” de Severina Paiva de Santana, a Dona Sevi, que é uma das homenageadas da Festa deste ano e pessoa notável do Morro da Conceição. O evento do lançamento acontecerá no próximo dia 21 de novembro.

Dando sequência a algumas ações do ano passado, durante os dez dias de Festa, as missas solenes celebradas a noite serão todas presididas por bispo convidado, de Dioceses do Nordeste.

A entidade homenageada neste ano será o Real Hospital Português de Beneficência em Pernambuco, pelos serviços prestados a sociedade pernambucana, e Severina Paiva de Santana, Dona Sevi, pela dedicação com a comunidade do Morro da Conceição.

Foi divulgado também os horários e locais de onde as procissões irão sair. O cortejo de abertura permanecerá saindo do Sítio da Trindade, já procissão de encerramento, que acontece no dia 08 de dezembro, terá um diferencial este ano: sairá do Marco Zero, Área Central do Recife.

De acordo com tenente coronel Monteiro, da Polícia Militar de Pernambuco, o percurso estimado do evento é de 8,2 km. Ele divulgou ainda que a PM irá disponibilizar um efetivo de 300 homens para os dias da festa, e nos dias da abertura, 29 de novembro, e encerramento da Festa, 08 de dezembro, esse número aumentará para 500 militares.

Estive presente também no evento a diretora de Vigilância a Saúde da Prefeitura do Recife, Adeilza Ferraz. O tenente coronel Helder, do Corpo de Bombeiros informou durante a coletiva, que os fiéis poderão contar com uma viatura de resgate e ocorrência hospitalar de prontidão no local durante os dez dias de festa, além do efetivo de homens que a corporação irá disponibilizar.

Paróquia de Nossa Senhora da Conceição divulga programação da 108ª Festa do Morro

Mais uma vez a expectativa toma conta da vida dos fiéis de Nossa Senhora da Conceição. Isso porque a 108ª Festa do Morro vai acontecer entre os próximos dias 29 de novembro e 08 de dezembro.

A 108ª Festa de Nossa Senhora da Conceição, que acontece no Morro da Conceição, Zona Norte do Recife, este ano traz o tema “Maria, Conforto e Esperança do Povo de Deus”. Com um público esperado de 800 mil pessoas, a popularmente conhecida Festa do Morro espera superar o quantitativo de pessoas que sobem ao Morro para render graças a Nossa Senhora.

A homenagem do Santuário neste ano vai para o Real Hospital Português e para Severina Paiva, conhecida pela comunidade como Dona Sevi, figura sagrada das ladeiras do Morro. Após a Santa Missa o Padre Roberto França, pároco do Morro, e o Bispo Dom João Costa de Iguatu–CE entregarão placas aos homenageados pelos serviços prestados a sociedade e a Igreja. A homenagem especial da 108ª Festa do Morro será no domingo, dia 2 de dezembro, às 19h.

As comemorações se iniciam no dia 29 de novembro com a procissão da Bandeira, que sairá mais uma vez do Sítio Trindade, seguindo pelas ruas do bairro de Casa Amarela em direção ao Santuário. O novenário terá missas que acontecerão a cada duas horas, até as 14h do dia 8 de dezembro.  Neste ano as celebrações que acontecerão à noite serão todas presididas por bispos diocesanos diferentes, vindos de vários pontos de Pernambuco.

A partir das 14h30 do Dia de Nossa Senhora da Conceição, será a concentração para a grandiosa procissão de encerramento que neste ano sairá do Marco Zero, bairro do Recife. Às 15h a caminhada seguirá em direção ao Morro da Conceição, culminando com a Missa Solene da Imaculada Conceição presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife Dom Fernando Saburido.

Dando continuidade ao projeto do ano passado, a programação cultural terá a participação apenas de shows religiosos, o que confirma o real cunho da Festa de Nossa Senhora da Conceição.

História - A “Festa do Morro”, como é conhecida popularmente, teve origem a partir da comemoração do cinquentenário do dogma da Imaculada Conceição no Brasil em 1904, quando foi inaugurado o monumento à Nossa Senhora da Conceição. Desde então, a data se tornou feriado municipal.

Imagem - A imagem foi trazida da França em um navio em 1904, mede 5,5 metros de altura e pesa 1806 kg. Representa Maria Santíssima, toda vestida de branco e envolvida em um manto azul. Simboliza a passagem bíblica do livro do Gênesis (3,15), onde Deus diz: “Porei inimizade entre ti e a Mulher, entre a tua descendência e a dela. Tu lhe ferirás o calcanhar e ela te esmagará a cabeça”. A imagem mostra Maria de pé sobre o globo terrestre, com as mãos unidas em oração e uma cobra sendo esmagada pelos pés e tem sua face voltada para a igreja matriz, numa posição privilegiada, onde pode ser vista de várias partes do Recife.