PADRE RENATO: O REDENTORISTA COM VOCAÇÃO

Foto: Ana Valença

O garanhuense Renato Azevedo de Oliveira veio ao mundo para servir.  

Apesar da vocação tardia, pois o atual pároco do Morro da Conceição entrou no seminário apenas aos 21 anos, ele sempre teve a certeza de que seria um missionário do povo. "Eu sabia que queria ser missionário, mas não necessariamente padre".

Nascido em 13 de dezembro de 1983, na cidade do Agreste de Pernambuco, Padre Renato conta que participava das atividades no Mosteiro de Garanhuns, cantava no coral e daí surgiu o desejo de se consagrar. "Cheguei a ser entrevistado pelos monges beneditinos, mas não me identifiquei, porque tinha que ficar confinado. E eu queria ganhar o mundo ajudando o povo". 

A Congregação dos Missionários Redentoristas despertou o interesse do jovem Padre Renato quando houve as santas missões populares da congregação na comunidade São José da Vila do Quartel, em 2003, onde morava. "Eu me encantei pelo jeito simples de ser dos missionários. A linguagem simples, aquele hábito preto que chamava atenção por onde passava. E eles contando a história como era ser missionário; ir para o Sertão, fazer contato com o povo, e pensei na hora: 'é assim que quero ser' ".

A pouca idade contrasta com a grande experiência adquirida ao longo de 11 anos de formação religiosa. Cursou Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco e no Instituto Pernambucano de Filosofia, fez noviciado em Campina Grande e fez estágio pastoral no Santuário Nacional, em Aparecida, São Paulo, de onde está trazendo bagagem na administração de santuário para o Morro da Conceição, além de fazer estágio pastoral também na equipe de marketing da TV Aparecida. 

Falando em Morro, Padre Renato Azevedo revela que "apesar de gostar de desafios, senti frio na barriga. Poucos dias antes do início da festa eu estava muito nervoso, mas a segurança de Padre Ulysses foi me acalmando". 

"Agora que a festa começou, o que for acontecendo nós vamos resolvendo. Agora é hora de viver a festa. A resposta do povo está sendo a melhor e como diz Padre Ulysses: 'Se o povo está feliz, Nossa Senhora está feliz' ", conclui o Redentorista com vocação.