MISSA ESPECIAL PARA ABENÇOAR OS MAIS DE 500 VOLUNTÁRIOS DA FESTA DO MORRO

A 112ª edição da Festa de Nossa Senhora da Conceição terá a participação de 596 voluntários, pessoas que se doam para a execução da maior Festa Religiosa do Estado.


 A noite do último domingo que antecede a abertura da tradicional Festa do Morro da Conceição foi dedicada aos voluntários. Centenas deles subiram a sagrada ladeira do Morro, Zona Norte do Recife, para pedir proteção para mais um ano de Festa. 

Neste dia 27, foi celebrado o primeiro domingo do advento, que para a Igreja Católica é momento de espera, de recomeço, e este era o sentimento de todos os voluntários que estavam no Santuário.

 Eles aguardam ansiosos a abertura da Festa que acontece na próxima terça-feira, dia 29. “Ser voluntária na Festa do Morro já faz parte da minha vida”, declarou a dona de casa Maria de Fátima Bezerra, de 58 anos, voluntária do evento há 15 anos.

A missa foi celebrada por Padre Renato Azevedo, Pároco do Santuário, e concelebrada pelo Reitor Padre Ulysses. Durante a homilia, Padre Renato ressaltou que toda a comunidade vive o advento da Festa do Morro. “Passamos o ano todo esperando esse momento, aqui encontramos Deus e renovamos nossas esperanças em um mundo mais justo, com muito amor e paz”, destaca o missionário.

 
Durante a celebração, foi reforçada a importância de não dar dinheiro as crianças que se instalam no Morro durante os dias da Festa, evitando assim, a mendicância e a pratica do trabalho infantil, situações que não são aprovadas pelo Santuário Nossa Senhora da Conceição.

Representantes da Secretaria de Desenvolvimento e Direitos Humanos da Prefeitura do Recife foram ao altar e falaram das ações realizadas pela secretaria e órgãos parceiros para coibir esse tipo de prática.

Educadores sociais ficarão circulando durante os dias da Festa para identificar as crianças que possam está em situação de vulnerabilidade. Uma vez identificado este cenário, estas crianças serão conduzidas a um local seguro.

Ansiedade: este é o sentimento que define os voluntários da Festa do Morro 2016. As irmãs Maria Eduarda, 14 anos, e Maria Luisa, 15, moradoras no Morro desde que nasceram, falaram sobre emoção em poder colaborar com o evento. “É muito bonito ver o amor que as pessoas têm por Deus e pelas pessoas”, declarou a jovem Luisa.


Este ano, A popularmente conhecida Festa do Morro terá como tema “Nossa Senhora da Conceição do Morro, Santuário do Povo” e será celebrada entre os dias 29 de novembro à 08 de dezembro, com 47 missas durante os 10 dias de festa. O novenário será celebrado à noite e irá resgatar a história do bairro a partir da chegada da imagem da Imaculada Conceição, em 1904.