RESTAURAÇÃO DA IMAGEM DA SANTA E ELEVAÇÃO A SANTUÁRIO MARCAM A 111ª FESTA DO MORRO


A 111ª edição da maior festa católica do Estado de Pernambuco, a tradicional Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro, está de cara nova. A imagem da Santa foi restaurada este ano e será reinaugurada no próximo domingo, dia 22, na missa de ação de graças que será celebrada pelo pároco da Igreja do Morro da Conceição, Padre José Roberto França.

A imagem foi restaurada pela primeira vez no ano de 2001, e este ano passou pela segunda intervenção artística, com duração de três meses para ficar pronta. De acordo a arquiteta restauradora, Karla Grimaldi, responsável pelo trabalho de restauro da imagem, foi usada massa de poliéster para nivelar as fendas da peça, e na pintura foram utilizadas tintas PU e placas folheadas de ouro 23k.

Este ano, a Festa terá outra grande celebração: a Paróquia do Morro será elevada a título de Santuário Arquidiocesano. O evento irá ocorrer no mesmo dia dedicado a Imaculada Conceição, 08 de dezembro, na missa de encerramento das festividades em honra a Santa.  A Festa do Morro, como é popularmente conhecida, terá como tema em 2015 “Maria, Reflexo da Divina Misericórdia” e será celebrada com 56 missas durante 10 dias de festa, de 29 de novembro a 08 de dezembro.

As comemorações a Nossa Senhora da Conceição se iniciam no dia 29 de novembro com a Procissão da Bandeira. A concentração está marcada para às 17h, no Sítio Trindade, de onde o andor sairá pontualmente às 18h. A caminhada seguirá pela Estrada do Arraial e pelas Ruas Padre Lemos e Pedro Alain, até o Largo Dom Luiz, subindo o Morro da Conceição pela Rua Itacoatiara (subida dos ônibus) até a Praça da Conceição, onde será celebrada a santa missa campal, presidida pelo pároco do Morro da Conceição, Padre José Roberto França. Logo após, o cantor Antonio Cardoso e a Banda Anjos de Resgate sobem ao palco e abrem o ciclo de shows religiosos que este ano irão ocorrer ao longo da festa, sempre após as missas do Novenário, às 20h30.

Duas Instituições serão homenageadas na Festa do Morro deste ano. O Centro de Reabilitação e Valorização da Criança – CERVAC - localizado no Morro da Conceição, auxilia no desenvolvimento integral da pessoa com deficiência, oferecendo serviços de reabilitação e prevenção; e a congregação religiosa Filhas de Nossa Senhora do Divino Amor, que junto a Paróquia do Morro da Conceição promove  atividades espirituais, vocacionais e sociais na comunidade.  A celebração solene com os homenageados da Festa irá ocorrer no primeiro dia do novenário, dia 30 de novembro, às 19h. A missa será presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Antonio Tourinho Neto.

No dia dedicado a Nossa Senhora da Conceição, dia 08 de dezembro, a partir da zero hora, serão celebradas missas a cada duas horas até às dez da manhã.  A procissão de encerramento do novenário terá concentração a partir das 14h. O cortejo sairá do Forte do Brum, área central do Recife, às 15h. Com um percurso de aproximadamente 7 km, a caminhada seguirá pela Ponte do Limoeiro e Avenida Norte em direção ao Morro da Conceição. A missa solene de encerramento será campal, presidida pelo arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. Na ocasião, será lido o decreto que oficializa a elevação da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Morro ao título de Santuário Arquidiocesano.

O gesto concreto da 111ª Festa de Nossa Senhora da Conceição permanece na construção da Igreja de São José, iniciada há dois anos. A obra está bem adiantada, mas ainda faltam muitas etapas para a finalização do projeto. A igreja, localizada no Alto José Bonifácio, no bairro de Casa Amarela, contará com Casa Paroquial e salas de atendimento social para a comunidade. A Paróquia do Morro da Conceição assumiu esse compromisso, mas a participação da comunidade é fundamental para o andamento deste projeto. As doações podem ser feitas através do Banco Bradesco, agência 3205-0, conta 481415-0.

História da Festa - A “Festa do Morro”, como é conhecida popularmente, teve origem a partir da comemoração do cinquentenário do dogma da Imaculada Conceição no Brasil em 1904, quando foi inaugurado o monumento a Nossa Senhora da Conceição. Desde então, a data se tornou feriado municipal.

História da Paróquia do Morro da Conceição - Caminha junto com a réplica da imagem da Virgem da Conceição. Nesta época, o bispo diocesano D. Luís Raimundo da Silva Brito mandou construir uma capela em estilo gótico, cuja inauguração foi realizada no dia 8 de dezembro de 1906. Até então a capela pertencia à comunidade de Poço de Panelas, no Recife. 

Devido ao desenvolvimento urbano do local, houve o desmembramento da área do Morro da Conceição, para criação da nova Paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Morro, instaurada em oito de dezembro de 1974. 

No ano seguinte, a paróquia passou a denominação de Matriz do Morro da Conceição. Hoje a paróquia apresenta-se de forma moderna, toda revestida com paredes de vidro, permitindo a visão da imagem da Virgem Imaculada de dentro e fora da igreja. Acolhendo assim de forma singular todos os devotos e romeiros que peregrinam até o alto do Morro da Conceição durante todo ano.

Imagem - A imagem foi trazida da França em um navio em 1904, mede 5,5 metros de altura e pesa 1806 kg. Representa Maria Santíssima, toda vestida de branco e envolvida em um manto azul. Simboliza a passagem bíblica do livro do Gênesis (3,15), onde Deus diz: "Porei inimizade entre ti e a Mulher, entre a tua descendência e a dela. Tu lhe ferirás o calcanhar e ela te esmagará a cabeça". A imagem mostra Maria de pé sobre o globo terrestre, com as mãos unidas em oração e uma cobra sendo esmagada pelos pés e tem sua face voltada para a igreja matriz, numa posição privilegiada, onde pode ser vista de várias partes do Recife.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

Dando continuidade ao projeto dos últimos anos, a programação cultural terá a participação apenas de shows religiosos, o que confirma o real cunho da Festa de Nossa Senhora da Conceição. Entre as atrações, Anjos de Resgate, que já vendeu mais de um milhão de discos e é considerado um fenômeno da música católica. O cantor Antonio Cardoso também marcará presença na festa este ano. Com mais de trinta anos de carreira, ele segue encantando o Brasil com lindas canções. Atrações católicas locais farão parte da programação cultural, entre eles o padre João Carlos e Frei Damião Silva. Os shows terão início logo após as missas de abertura, do novenário e do encerramento das festividades, ás 20h30. Este ano, as apresentações artísticas irão ocorrer todas as noites, nos dez dias da festa do Morro 2015.