Mais uma noite de homenagens no Morro da Conceição

Pernambuco teve um ano de grandes perdas. Pessoas brilhantes e profissionais notórios deixaram um vazio aos familiares e a todos que conviveram de perto ou acompanhavam de longe a trajetória deles.

Em julho, o escritor paraibano e pernambucano de coração Ariano Suassuna deixou a cadeira número 32 da Academia Brasileira de Letras e o mundo das artes vazios. Menos de um mês depois, um trágico acidente aéreo em Santos tirou os sonhos do presidenciável Eduardo Campos, do fotógrafo Alexandre Severo, do assessor de imprensa Carlos Percol, do cinegrafista Marcelo Lyra, do assessor de campanha Pedro Valadares, além dos pilotos Geraldo Magela e Marcos Martins.

Por isso, a 110ª Festa de Nossa Senhora da Conceição realizou uma missa em memória deles, que reuniu familiares dos homenageados e muitas autoridades, na noite desta segunda (01), na paróquia do Morro.

A missa foi celebrada pelo bispo da diocese de Floresta, no Sertão do Estado, dom Gabrieli Marchesi, e co-celebrada pelo pároco do Morro da Conceição, padre José Roberto França, que destacou "essa missa foi ideia da equipe executiva da festa em virtude da relevância que essas pessoas tiveram nas artes e na política", disse. "Eduardo Campos foi um exemplo de homem de fé e que sempre esteve presente no Morro da Conceição", completou.

João Suassuna é o neto mais velho do dramaturgo e imortal Ariano Suassuna e acompanhou a avó, Zélia Suassuna, e outros parentes na solenidade. "Meu avô tinha uma relação muito próxima com o ex-governador, era muito católico, era devoto de Nossa Senhora, tanto que em 1955 ele escreveu o Auto da Compadecida, uma homenagem a mãe de Cristo. Ele fazia questão de vir ao Morro da Conceição", concluiu João.

Para encerrar a noite, o grupo Morro Desce a Ladeira se apresentou no palco da praça do Morro da Conceição, como parte da programação cultural da festa.