Crianças e catequistas do Morro realização oficina de corações

As crianças e as catequista  do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, do Morro da Conceição, realizaram, no último sábado (26), uma oficina de corações em tecido,  “recheados de bons sentimentos”. Os corações confeccionados serão distribuídos, próximo sábado (02), com os outros corações que estão sendo confeccionados por várias pessoas do Recife, inclusive as  crianças e adolescentes atendidas pela Rede de Solidariedade dos Coelhos, Coque e Joana Bezerra, organização não governamental que trabalha com crianças, jovens e adolescentes desses três bairros. O evento, que terá início às 09h, nas Praças Miguel de Cervantes e Fernando Figueira, na Ilha do Leite,  vai lembrar qualidades humanas que precisam ser valorizadas, sobretudo na família, como o perdão, o amor, o respeito, a tolerância. É a campanha Ação do Coração, que acontece, simultaneamente, em Santos (SP) e tem como tema Família: coração da sociedade.

"É um gesto bonito, um estímulo aos bons sentimentos e as crianças da Catequese tiveram muita alegria em confeccionar esses corações", disse a catequista Cristina Moura.Para a presidente da OAF, Gracita Bruto, a Ação do Coração é uma oportunidade de falar e realizar ações em nome do amor.


“Sabemos que, cada vez mais, precisamos trabalhar para a valorização da vida. Humanizar e se humanizar em gestos como esse, onde serão distribuídos corações que estão sendo feitos, crianças e adolescentes assistidas pelas ONGs, mas também por pais, educadores e funcionários, enfim, porque sentiu o desejo de participar da campanha”, disse Gracita Bruto Correia, diretora presidente da Organização de Auxílio Fraterno (OAF) do Recife, que coordena a Ação do Coração, na capital pernambucana. "No próximo sábado, estaremos distribuindo os corações, a quem passar pelas praças", complementou.

Enquanto, no próximo sábado, na Praça Miguel de Cervantes e Fernando Figueira, as crianças e adolescentes da OAF estiverem distribuindo amor em forma de coração, em Santos, no litoral paulista, um batalhão de voluntárias estará distribuindo corações na Praça Mauá, principal praça da cidade. Foi lá que a Ação do Coração teve início, em 2012, com a distribuição de dez mil corações. O ano passado, o número de corações de pessoas que estiveram na Praça Mauá, no centro da cidade, dobrou. “Para este ano, esperamos muito mais. Até porque é um dia de sábado, muita gente não trabalha ou larga mais cedo do trabalho”, comentou o mentor da Ação do Coração, Alexandre Camilo, que é ator e diretor teatral e mora em Santos.

A Ação do Coração é uma homenagem a Eduardo Furkini que, em Viena, na Áustria, conheceu uma campanha similar, no ano de 2011. Dispostos na frente de uma igreja, os corações de tecido serviam para chamar a atenção para os cuidados da saúde do coração. “Meu irmão teve a ideia de fazermos a campanha no Brasil, só que chamando a atenção para valores que deveríamos cultivar, em nome do amor e da paz. Ele elaborou o projeto, inclusive. Mas, três meses após nossa ida a Viena, ele teve um infarto fulminante”.  Alexandre Camilo não deixou a ideia da Ação do Coração morrer. Quando completou um ano da morte de Eduardo Furkini, ele realizou, em Santos, a campanha Ação do Coração. A data, 02 de agosto, foi institucionalizada, por decreto municipal, como o Dia do Amor. “De um só coração que meu irmão trouxe de Viena, hoje são milhares. Desperta para os bons sentimentos, para a solidariedade, para o amor, enfim”, comemorou.