Era uma manhã de terça-feira. Mas não era um dia qualquer. Centenas de pessoas estavam reunidas em um auditório localizado na antiga cúria da Arquidiocese de Olinda e Recife, na Várzea, ansiosas para ouvir a evangelização de Maria Apolônia Carvalho, mais conhecida como Irmã Apolônia.
"Um dia quero ser feito ela", essas são as palavras da costureira e presidente do Apostolado da Oração de Palmares, na Mata Sul de Pernambuco, Adalgisa Ramos. Essa declaração de Adalgisa confirma mais ainda que a direção espiritual do Apostolado da Oração do Estado é assumida por Irmã com garra e energia.
A personalidade que é homenageada pela 109ª Festa do Morro conquistou admiradores não apenas pela sua sabedoria, mas pela força que tem na evangelização no auge dos 83 anos de vida. Ela reúne, toda última terça-feira do mês, apostolados vindos de vários locais da Região Metropolitana do Recife e do interior de Pernambuco.
Para a presidente do Apostolado da Oração de PE, Glória Barros, a organização recebeu a homenagem com grande alegria. "Ela merece esse reconhecimento, porque é uma pessoa dinâmica e dedicada ao apostolado", disse. "O mínimo que podemos fazer é participar ativamente da missa dos homenageados no Morro da Conceição e prestigiar essa grande personalidade", concluiu Glória.
A missa dos homenageados será neste domingo (01), às 19h, quando a Irmã Apolônia e a Rádio Olinda receberão placas das mãos do pároco do Morro da Conceição, padre José Roberto França.
*Fotos: Ana Paula Valença