União de idosos do Morro da Conceição traz força e experiência à comunidade

A primeira vista, a União de Idosos do Morro da Conceição é apenas mais um dos inúmeros grupos da terceira idade existentes no Recife. A segunda vista, ele é liderado por uma das figuras mais ilustres e respeitadas da comunidade, Severina Paiva da Silva, de 78 anos, mais conhecida como dona Sevi. A terceira, é a união de dezenas de pessoas que têm um propósito: mostrar à sociedade que os idosos são aptos para produzir e ter voz própria.

O grupo foi fundado em 07 de julho de 1992 e há 21 anos eles se reúnem toda terça-feira, das 14h às 17h. Atualmente, os encontros acontecem em uma casa pertencente à Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, localizada por trás do monumento da santa.

O lema do grupo, "Quem está em Deus não envelhece", reflete bem o espírito dos integrantes. "Aqui nós produzimos peças de vestuário com fuxico e retalho, pintamos panos de prato, fazemos artigos para decoração de papel, bolsas são feitas com lacre de lata de refrigerante e descansos de prato são criados a partir de tampas de garrafas PET cobertas por tecido", fala orgulhosa dona Sevi. Ainda de acordo com a presidente da União, um dos objetivos desse grupo é "incentivar os idosos a se sentirem aptos para atividades produtivas, de lazer e cultura, para que não sejam e não se sintam excluídos pela sociedade".

Uma das integrantes, Maria do Carmo Tenório, de 63 anos, confirma esse sentimento. "Eu trabalho muito bem com retalhos e adoro produzir vestidos, principalmente no São João, quando faço muito vestido junino. Gosto principalmente porque me sinto útil", disse.

Luíza Freire de Oliveira, de 76 anos, é outra que fala com orgulho das peças que produz. "O trabalho com a técnica do fuxico faz parte da minha vida há 10 anos. Já trabalhei na Casa da Cultura, no bairro de Santo Antônio, e continuei a fazer coletes, boleros, blazer e colchas de fuxico depois que entrei no grupo. Tenho clientela fixa por causa disso".

Além da produção dessas peças, a União de Idosos do Morro da Conceição realiza viagens e passeios. "A Prefeitura do Recife realiza passeios periódicos com vários grupos dedicados às pessoas da terceira idade. São cerca de 8.300 homens e mulheres com mais de 60 anos que participam desses grupos, sendo que metade desse número faz parte da nossa RPA", completa dona Sevi.

Portanto, cada vez mais os idosos provam que o conceito de juventude está na cabeça de cada um, pois um grupo que começou aferindo a pressão dos hipertensos da comunidade, hoje é capaz de produzir peças maravilhosas através da sensibilidade e experiência de seus integrantes, além de esbanjar energia de dar inveja a qualquer pessoa com 20 anos de idade.

*Fotos: Ana Paula Valença