Imprensa pernambucana recebe bênção para mais um ano de cobertura da Festa do Morro

Há 109 anos que a tradicional Festa de Nossa Senhora da Conceição acontece e um dos grandes motivos para o sucesso dela está no papel de divulgação exercido pelos profissionais da imprensa do Estado. Impresso, rádio, televisão, portais de notícias, assessoria de imprensa, todos são um pouco responsáveis pela difusão das novidades e relevância do evento no âmbito Católico local e nacional.

Essa não é a primeira vez que acontece uma celebração em homenagem a esses profissionais. De acordo com o coordenador da festa, Leandro Gomes, a missa era realizada junto com a bênção dos taxistas. "Tendo em vista a relevância da divulgação, sem dúvida a imprensa é uma colaboradora notável para que os fieis tenham acesso ao dia a dia da festa e por isso resolvemos fazer uma homenagem à parte. Pretendemos que essa homenagem aconteça nos próximos anos e faça parte do calendário fixo da festa", adianta o coordenador.

Além de receber a bênção especial, alguns profissionais compareceram à missa deste domingo (17) para fazer a cobertura e reforçar a proximidade da festa. Foi o caso de Élida Maria, do portal de notícias Leia Já. "Eu sou católica, já vim ao Morro da Conceição como fiel, mas esse será o primeiro ano que venho a trabalho. Sabemos que a santa não é a padroeira oficial do Recife, mas não há como negar o carinho que o povo tem por ela", lembra. Élida também destaca que "o papel da imprensa é primordial principalmente por causa da proximidade do início do evento, o que chama ainda mais atenção das pessoas ao Morro", completa a jornalista.

O fotojornalista Victor Soares acompanhava Élida Maria e fazia o registro do ambiente rico que circunda a imagem de Nossa Senhora da Conceição. Ele percebeu que "é importante cobrir a festa não somente pela grandiosidade dela, mas pela melhoria da comunidade, uma vez que os olhos se voltam para o local com muita força".

As Rádios Jornal e JC News também marcaram presença na cobertura da missa especial através da repórter Suzana Mateus. Ela acha que "a imprensa tem um papel crucial para divulgar a festa e fazer com que ela chegue ao maior número de pessoas. Ainda mais quando a festa tem um gesto concreto como esse ano, que é a construção da Paróquia de São José, no Alto José Bonifácio", ressaltou.

Há menos de duas semanas para o início da 109ª Festa de Nossa Senhora da Conceição, mais uma vez a imprensa desempenhou a função de propagador do evento. Por esse e outros motivos que a paróquia presta essa homenagem a todos que vão trabalhar arduamente para levar informação à comunidade Católica durante os próximos dias 29 de novembro e 08 de dezembro.

Próximo sábado (23), a partir das 22h até 5h do domingo (24), a Comunidade Católica Obra de Maria realiza vigília com noite de oração pela festa. No domingo, Padre José Roberto França vai celebrar missa de envio e bênção especial para os voluntários da Festa 2013, às 19h.

Fotos: Ana Paula Valença