Santuário Nacional inicia novena da Padroeira do Brasil

Tem início nesta quinta-feira, 3 de outubro, a novena de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil. O Santuário Nacional, em Aparecida (SP) realiza, até o próximo dia 12, extensa programação com celebrações de missas e novenas, acolhendo devotos e meditando o tema “Com a Mãe Aparecida, seguimos Jesus, nossa luz”.

De acordo com o prefeito de Igreja do Santuário Nacional, Irmão João Batista de Viveiros, a temática segue a meditação dos mistérios do Rosário, iniciada no ano passado. Em entrevista ao Portal A12, ele explicou a reflexão deste ano de 2014. “Nesse processo, queremos contemplar a vida de Jesus. O terço é uma oração mariana, mas é Cristocêntrica também. Por isso vamos refletir sobre a vida, a missão e a pessoa de Jesus. Consequente, vamos refletir sobre a nossa missão na Igreja, em função dos Mistérios da Luz”, esclareceu.

Programação

São diversos horários de missas no Santuário Nacional. As novenas são celebradas em dois horários: às 15h, presidida pelos Missionários Redentoristas, e às 19h, sob a presidência dos bispos. Mais de 1.600 colaboradores atuam nestes dias no acolhimento dos devotos, com o reforço de diversos voluntários, 400 apenas para as coreografias.

Durante a novena e Festa da Padroeira, os fiéis são convidados a realizar um gesto concreto, com a oferta de itens de alimentação e higiene que são doados às instituições sociais de Aparecida e região. A cada dia, é pedido um tipo de doação que os participantes entregam durante o ofertório das celebrações da novena.

A primeira novena, celebrada na tarde desta quinta-feira, 3 de outubro, foi presidida pelo Superior Provincial dos Redentoristas de Goiás, padre Fábio Bento da Costa. A novena solene da noite será presidida pelo bispo auxiliar de São Paulo, dom Sérgio de Deus Borges.

No dia 12 de outubro, o Santuário Nacional estará em comunhão com outros 10 Santuários marianos do Mundo, com a oração do Santo Terço, às 14h. Na ocasião, será veiculada uma mensagem do Santo Padre, o Papa Francisco.

Fonte: Católica Net